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Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Filosofia para Crianças e Jovens: O que é Filosofia?

Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 10, Volume jul., Série 02/07, 2019.


Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Doutor em Ciências Humanas - USP.
MBA em Gestão de Pessoas - UNIA.

Licenciado em História - CEUCLAR.
Licenciado em Filosofia - FE/USP.
Bacharel em Filosofia - FFLCH/USP.

Vamos iniciar fazendo um exercício mental, tentemos imaginar e definir o que é filosofia. O que é filosofia para você?
Antes de continuar lendo, escreva o que imagina ser filosofia e para que serve. Depois, quando terminar a leitura do restante do texto, vamos retomar o registro desta sua definição particular de filosofia, por isto é importante realmente parar a leitura e escrever sua definição, não tenha pressa, leve o tempo que precisar. 
Agora que já registrou sua definição de filosofia, imagino que muitas perguntas vieram a mente enquanto pensava no que escrever. Talvez tenha pensado:  
1. A filosofia tem haver com religião ou política?
2. Afinal porque que tenho que penar nisto?
3. Filosofia tem haver com ler textos dos pensadores do passado?
4. Filosofia é um jeito de pensar? Cada um tem a sua filosofia?
4. Filosofia serve para alguma coisa? Vou usar isto na minha vida para quê?
Não vamos responder todas estas indagações apenas neste texto, mas iniciaremos aqui um entendimento do que é a filosofia, que percorrerá outros textos que estarão publicados nesta mesma edição.
Existe uma falsa imagem de que a filosofia é algo escrito e estudado por homens velhos de barba branca, sentados em uma sala cheia de livros empoeirados, com cara séria e olhar arregalado por trás de óculos de lente grossa.
Ou ainda, pensamentos de intelectuais que vivem isolados e com a cara enfiada em livros, sem vínculo com a vida real ou com as novas tecnologias. Ratos de biblioteca antissociais que não tem preocupação com a prática, meros teóricos.
A razão deste erro de julgamento é que durante muito tempo o estudo da filosofia foi tratada como um conhecimento reservado para poucos escolhidos, com textos longos e complexos que deveriam ser lidos e relidos para permitir o ingresso neste clube exclusivo de homens carrancudos, que se julgavam superiores aos demais mortais.
Por isto, ainda hoje, a filosofia é vista, por quem não a conhece; como etérea, vaga, sem sentido, pouco atrativa e difícil de entender.
O grande problema é como a filosofia foi apresentada pela primeira vez àquele que a vislumbra. Como diz o ditado: "a primeira impressão é a que fica".
No ambiente escolar, em geral, esta apresentação acontece de forma pouco dinâmica, criando uma visão negativa e equivocada.
Um pensador contemporâneo, que viveu no século XX, o grego naturalizado francês, Cornelius Catoriadis (1922-1997), certa vez afirmou que: filósofos vivem em meio a livros, mas não desligados do mundo.
Para desmistificar a filosofia, construir uma imagem mais próxima da real; a proposta aqui é percorrer, ao mesmo tempo, temáticas cotidianas e uma linha cronológica da história da filosofia, desvendando de forma dinâmica o universo filosófico.
Este é apenas o primeiro de uma série de textos, escritos com uma linguagem e conceituação adequada para crianças e jovens, aliás, pensados para permitir o entendimento aos leigos de qualquer idade e sem conhecimento prévio da filosofia.
Acredite, a filosofia é essencial para qualquer área do conhecimento humano, profissão e nível de escolaridade. 
A filosofia é essencial para a vida cotidiana de todos nós!

A origem do termo "filosofia".
Comecemos a percorrer a origem da filosofia pelo significado da palavra. Segundo a tradição foi criada por Pitágoras, um filósofo e, hoje, tido também como matemático, que viveu na Grécia Antiga entre o ano 580 e 496 antes de Cristo (a.C).
Ele foi também responsável pela formulação do teorema da geometria que leva seu nome, conhecido como "Teorema de Pitágoras".  Representado pela fórmula (c²= a²+b²) sendo seu enunciado descrito da seguinte maneira: "No triângulo retângulo, composto por um ângulo interno de 90° (ângulo reto), a soma dos quadrados de seus catetos corresponde ao quadrado de sua hipotenusa".
Pitágoras, retratado na imagem ao lado em uma escultura romana, pertencente ao acervo do Museu Capitolino (Roma-Itália); viveu em uma época em que os registros escritos eram raros. Isto porque a escrita estava ainda surgindo na Grécia, a própria imagem do filósofo é uma representação simbólica, uma licença poética, a forma como artistas imaginaram a sua aparência. 
O conhecimento, que teria sido desenvolvido por Pitágoras, foi passado oralmente de geração em geração até ser registrado por escrito. Razão pela qual sobraram apenas fragmentos de suas ideias originais.

Os historiadores da filosofia e filólogos (estes últimos, estudam a origem e evolução da linguagem escrita) supõem que Pitágoras teria criado o termo "filosofia" juntando duas outras palavras.

Entre os gregos, na antiguidade, era comum juntar palavras já existente para nomear novos conceitos. Criava-se a partir do conhecido uma maneira de nomear aquilo que era novo, associando o que se conhecia ao que se apresentava como novidade; como se fosse uma variação do que já existia e não algo realmente novo.

De certa forma, ainda hoje, a maior parte das pessoas são muito resistentes a aceitar novas informações. Apenas reclassificar o novo, associado com o velho, é uma maneira de permitir sua aceitação mais fácil.

Assim, Pitágoras associou uma nova maneira de enxergar e pensar o mundo, que estava surgindo com ele e outros, os quais posteriormente ficaram conhecidos como pré-socráticos, com a ideia de busca pela sabedoria.

O termo "filosofia" é derivado da junção da palavra philos (amigo/amizade/amor) com sophía (sabedoria/conhecimento). É interessante notar que no grego antigo, simultaneamente, cada palavra expressava um conceito, podendo ser traduzida por mais de um significado.

Portanto, filosofia significa amigo da sabedoria ou amor pela sabedoria, pelo desejo de construir o conhecimento (filo + sofia), tendo surgido conceitualmente na Grécia por volta do século VI a.C.

Para os gregos, amizade e amor estavam intimamente relacionados, o verdadeiro amor só poderia acontecer entre amigos. Um sentimento puro que estaria ligado a apreciar a essência e não a aparência, amor fraterno ao verdadeiro eu, a quem estaria por trás das aparências. 

Amar seria gostar de quem a outra pessoa é de verdade.

É neste sentido que se insere o termo "filosofia" com um significado conceitual de busca pelo que existe por trás das aparências, uma construção do conhecimento a partir da reflexão racional.

A invenção da filosofia foi, provavelmente, a maior inovação da história da humanidade. A partir de então, começamos a pensar, cada vez com mais intensidade, usando a racionalidade ao invés da crendice baseada nas aparências, no "achismo".

É por isto que, o que as pessoas chamam em nossos dias de "filosofia oriental", mais antiga que a filosofia que surgiu na Grécia Antiga, não se enquadra na definição da "filosofia acadêmica" estudada nas escolas.

Antes dos gregos, o pensamento humano estava misturado com conclusões não racionais, confundindo-se com religião e espiritualidade.

Razão pela qual, a "filosofia oriental", que carrega consigo muita sabedoria, sem dúvida; não pode ser classificada como racionalização do pensamento, não é acadêmica, não é estudada nas escolas na disciplina de filosofia.

Quando estudado, o conhecimento filosófico antes dos gregos, poderia apenas ser enquadrado como especulação metafísica - esta última um  segmento da filosofia que aborda aquilo que não é tangível, concreto ou palpável, assunto para ser discutido mais adiante em outro texto.

O contexto histórico do nascimento da filosofia.
Agora que já entendemos o que significa o termo "filosofia", apesar de autoexplicativo, é necessário aprofundar nosso conhecimento para visualizar o conceito com maior clareza.
Conhecer o contexto histórico do nascimento da filosofia é essencial para continuar percorrendo este caminho.
Embora seja atribuído a Pitágoras a criação da palavra, ele não foi o primeiro filósofo, em simultâneo, outros estavam inovando.
A filosofia surgiu bem próxima do local de nascimento de Pitágoras, a ilha de Samos, sendo fruto de um contexto comum entre várias das primeiras civilizações na antiguidade que, no entanto, assumiu características especificas na Grécia.
A maior parte dos filósofos gregos estavam concentrados na parte continental da Grécia, mais especificamente em uma das colônias no que atualmente é a Turquia, a cidade de Mileto. 
Ali nasceram três pensadores que começaram a questionar explicações que usavam mitos para embasar a argumentação: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Ao mesmo tempo, em toda a Grécia, outros também iniciaram as primeiras tentativas de racionalizar o entendimento de tudo que os rodeava; mas como não havia ainda escrita, o registro de seus nomes e propostas não chegaram até nós.
Portanto, a invenção da filosofia pode ser atribuída ao conjunto da humanidade, sendo fruto de um contexto histórico do desenvolvimento civilizacional grego.
Por mais estranho e contraditório que possa parecer, a filosofia nasceu a partir da escravidão, tal como estava configurada entre a maioria dos povos da antiguidade.
A escravidão não tinha nenhum vinculo com o contexto étnico ou racial, isto só aconteceu na Idade Moderna, depois do inicio da colonização europeia da África e América no século XV e XVI.
Na antiguidade, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra e os devedores que não tinham como pagar suas dividas; independente de origem étnica-racial, geográfica, religiosa ou qualquer outro componente de diferenciação.
Organizados ao redor de lideranças que controlavam as Cidades-Estado, as disputas por recursos naturais eram muito comuns neste período, resultando em alianças e guerras brutais e constantes entre vizinhos. 
A Cidade-Estado não é uma instituição exclusiva dos gregos, praticamente todas as civilizações da antiguidade nasceram em torno desta unidade política, econômica e social geograficamente delimitada; que tinha como núcleo um centro urbano soberano e independente de outros ao seu redor. 
Em outras palavras, inicialmente, quando surgiram, cada cidade funcionava como um pequeno país e, depois, em alguns casos foram evoluindo para formas de governo unificadas em torno de um governante a quem se atribuía características divinas.
Este foi o caso do Egito, por exemplo, mas não da Grécia; que permaneceu fragmentada em Cidades-Estado devido ao seu litoral recortado e geografia acidentada (pequenos espaços de planície ligados ao mar mediterrâneo, cercados por morros e penhascos).
Estas populações isoladas, desenvolveram-se a partir de povos distintos e sucessivas invasões, onde os conquistadores escravizaram parte dos habitantes originais, mas também assimilaram sua cultura.
É por isto que, apesar de isolados em territórios compartimentados, os gregos construíram uma civilização, mesmo sendo politicamente fragmentada, baseada na mesma língua e cultura.
No entanto, a origem distinta fez as Cidades-Estado passarem a rivalizar entre si por zonas de pesca, pasto e produção agrícola; mantendo um certo intercâmbio diplomático e comercial, construído em nome de interesses em comum que facilmente desapareciam ao menor desentendimento.
Neste contexto, as muitas disputas entre cidades, geravam prisioneiros de guerra que eram transformados em escravos dos vencedores.
As rivalidades não eram apenas entre povos, havia também divisões internas, segmentação pela origem familiar, proximidade de parentesco com o patriarca (este, o homem mais velho, fundador da família) e a riqueza.
Esta divisão resultou em uma distribuição desigual na posse de terras e controle dos recursos, enquanto uma minoria enriqueceu, a maioria foi empobrecendo. 
Aqueles que não tinham a posse de terras passaram a trabalhar para os ricos, em troca de um pagamento que permitisse a sobrevivência, depois foram se endividando e se tornaram escravos.
Quando alguém não tinha dinheiro e nem como obtê-lo através do seu trabalho, podia pegar um empréstimo dando a esposa e filhos como garantia de pagamento.
Caso não pagasse a divida, o devedor tinha sua família escravizada e podia ele mesmo se tornar escravo.
Exatamente por este motivo, as pessoas que não tinham posses eram chamadas de proletários, cujo significado é “aquele que possui como posse sua prole", seus filhos e esposa.
O chefe da família tinha como sua propriedade o restante dos familiares mais próximos, contando com eles para gerar renda através do seu trabalho.
Na Grécia Antiga, conforme os trabalhadores livres foram desaparecendo, substituídos por endividados escravizados e prisioneiros de guerra; aqueles que possuíam estes escravos começaram a atribuir tarefas não apenas meramente braçais e domésticas aos escravizados, usando escravos de confiança para administrar suas propriedades e organizar o trabalho de outros escravizados.
Tendo escravos para fazer todos os trabalhos possíveis, os ricos puderam se permitir o ócio, que se transformou em símbolo de status, prestígio social, praticado pela minoria da população grega.
Em nossos dias, o termo "ócio" é sinônimo de repouso, um momento sem atividade alguma, em que estaríamos parados sem fazer nada, ociosos.
Entre os gregos o ócio tinha outro significado, era um tempo dedicado a reflexão, a trabalhar somente com a mente, sem um propósito utilitário, não destinado a produzir algo palpável; mas sim ideias, questionando a forma como o mundo era entendido e explicado através dos mitos.
Até o surgimento da filosofia, as opiniões eram de senso comum, crenças coletivas baseadas nas aparências, sem correspondência com a racionalização do entendimento humano.
Isto só mudou a partir do momento em que alguns poucos privilegiados, no caso os cidadãos das Cidades-Estado gregas, graças ao trabalho escravo, passaram a gozar de tempo livre para pensar, refletir sobre o mundo a sua volta.
Como os escravos até mesmo administravam as fortunas de seus senhores, passou a sobrar tempo para os ricos pudessem admirar o mundo e investigar o que existia por trás das aparências, constituindo o que depois passou a ser chamado de "ócio filosófico" ou "criativo".

Filosofia e atitude crítica.
A filosofia grega inaugurou, pela primeira vez na história da humanidade, uma atitude crítica com relação àquilo que se acreditava ser inquestionável: as explicações fornecidas pelas crendices perpetuadas pela tradição oral, que hoje chamamos de senso comum, e que para os gregos eram os mitos.
Devemos notar que estas opiniões não foram todas questionadas, imediatamente, quando surgiram os primeiros filósofos. 
A criticidade humana, que deu origem a ciência moderna, nasceu a partir da filosofia em um processo lento e gradual que demorou séculos.
Na antiguidade, os mitos forneciam explicações sobrenaturais para aquilo que a razão não conseguia compreender. 
É curioso notar que, ainda hoje, em plena era da informação, com conclusões cientificas acessíveis com um simples toque do dedo na tela do celular; alguns segmentos populacionais continuam acreditando nos mitos, recusando-se a enxergar o mundo a luz da razão.
Além disto, entre os gregos, os mitos normatizavam a vida em sociedade, fornecendo um código de ética primitivo ao demonstrar as pessoas como se comportar através de lições transmitidas de geração em geração.
O que, antes da modernidade, tinha grande utilidade coletiva, permitindo a vida harmônica em sociedade, condicionando comportamentos e formas de pensar (mentalidades).
O mito de Édipo, por exemplo, aquele no qual o filho se apaixona pela mãe, sem saber seu real grau de parentesco, acaba em tragédia; servindo para demonstrar que relações incestuosas podiam acabar mal.
Já o mito de Narciso, que teria se apaixonado pela própria imagem refletia em um lago e se afogado; simbolizava como a vaidade poderia acabar em tragédia.
Os mitos, de certa forma, foram se perpetuando e condicionando a maneira de pensar de toda a humanidade; estando presente inconscientemente no condicionamento do comportamento de todos nós.
Razão pela qual Freud, no século XIX, nos primórdios do que depois seria chamado de psicologia; usou a mitologia greco-romana para estudar o funcionamento da mente, os impulsos que nos levam a agir desta ou daquela forma.
Quando a filosofia surgiu na Grécia Antiga, não existia o que chamamos atualmente de ciência, os mitos eram ordenadores do mundo, explicando todos os fenômenos e condicionando comportamentos não apenas inconscientes, serviam até mesmo para sustentar a argumentação das leis.
Ao questionar os mitos, os primeiros filósofos passaram a procurar por um elemento ordenador racional, algo que se opusesse ao Kaos, a desordem.
Eles procuravam entender o Kosmos, o mundo (tudo que existia), através de um principio organizador. O que os gregos chamaram de Arkhé, aquilo que está a frente, que governa tudo.
O mundo seria como uma grande orquestra, a qual escutamos, ouvimos a música, sem conseguir ver quem está tocando os instrumentos e quais seriam estes. 
Esta orquestra invisível seria o Kosmos, que teria um regente, um maestro, o Arkhé. A ideia era visualizar este organizador da orquestra para, depois, desvendar quais instrumentos estariam sendo usados para produzir o som da música e quem estaria tocando cada um deles.
O que conduz, inclusive, a outras indagações, como qual som emite cada instrumento, como este som se combina com outros para compor a melodia, quem fez os instrumentos, como foram feitos, etc.
Esta analogia permite entender uma das características da filosofia: o desdobramento de uma pergunta em várias outras e assim por diante, infinitamente.
Visto que a filosofia nasceu com a intenção de recusar explicações simplistas de senso comum, pretende desvendar o que está por trás das aparências usando a racionalização; e, obviamente, uma pergunta conduz a inúmeras outras.
Responder estas questões, que vão se desdobrando em outras, foi o trabalho da vida dos filósofos; os quais, literalmente, levaram toda a vida para contribuir com a construção do conhecimento de forma tímida.
A questão central que tirou o sono destes pensadores, no entanto, nos primórdios da filosofia na antiguidade, foi como encontrar o principio ordenador de tudo, buscando a verdade por trás das aparências.
Como entender o mundo racionalmente e alcançar a verdade? Como articular o pensamento racionalmente? São perguntas fundamentais que os gregos pensaram e que, também, permitem entender o que é a filosofia. No entanto, esta é uma temática para desvendarmos em outro texto.

Concluindo.
No inicio do texto, começamos um exercício mental que retomaremos agora, na ocasião tentamos imaginar e definir o que é filosofia.
Façamos novamente o mesmo esforço, responda o que é a filosofia para você, sem consultar o registro anterior.
Percorrido este pequeno trajeto introdutório, em que apenas começamos a entender o que é a filosofia, escreva o que pensa ser a filosofia. O que é filosofia para você com base no que aprendeu?
Agora compare sua resposta com o entendimento que registrou antes de ler este texto, certamente deve ter notado pelo menos algumas diferenças no seu entendimento.
A construção do conhecimento filosófico funciona exatamente assim, a cada passo o entendimento muda, fica mais complexo.
A filosofia busca desde seus primórdios encontrar a verdade, algo que até hoje não foi alcançado e talvez nunca seja; mas, a medida que avançamos, certamente, ficamos mais próximos da verdade.
O mais importante é que, em sua busca pela verdade, a filosofia inaugurou uma atitude crítica, essencial para evolução do conhecimento humano e para a vida de cada um de nós. 
Seja qual for à profissão ou ocupação, o mundo contemporâneo exige dos indivíduos senso critico, é necessário saber diferenciar as coisas para não ser enganado.
A passagem do senso comum para a criticidade é operada, justamente, pela filosofia, estimulando a reflexão e o questionando do que está por trás das aparências. 
Pensando no cotidiano de cada um de nós, a filosofia propõe rever os pré conceitos; aquilo que acreditamos ser, mas que não corresponde a verdade.
A filosofia elimina o achismo e torna as opiniões mais embasadas e sistematizadas, possibilitando racionalizar o entendimento de tudo que nos rodeia.
O que cria o que Marilena Chauí chamou de “atitude filosófica”: a substituição de afirmações por indagações, ajudando a enxergar além das aparências.
Não bastasse esta função prática, a filosofia ajuda, também, a pensar de forma lógica, com maior coerência, possibilitando formular o discurso de maneira clara.

Para saber mais sobre o assunto.
GHIRALDELLI JR. Paulo. História da Filosofia: dos pré-socráticos a Santo Agostinho. São Paulo: Contexto, 2008.
GOLDSCHMIDT, V. “Tempo histórico e tempo lógico na interpretação dos sistemas filosóficos” In: A religião de Platão. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1963, p.139-147.
LALANDE, André. Vocabulário técnico e critico da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
PRADO JR, Caio. O que é filosofia? São Paulo: Brasiliense, 1997.


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Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

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