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domingo, 2 de julho de 2017

Portugal na rota das especiarias antes da descoberta do caminho atlântico para a Índia.


Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 8, Volume jul., Série 02/07, 2017.


Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.


Doutor em Ciências Humanas - USP.
MBA em Gestão de Pessoas - UNIA.

Licenciado em História - CEUCLAR.
Licenciado em Filosofia - FE/USP.
Bacharel em Filosofia - FFLCH/USP.

Muito antes do início da intermediação levada a cabo pelas cidades italianas, dentro do contexto da ocupação de extensas áreas da Península Ibérica pelos muçulmanos, mercadores do recém-criado Reino de Portugal, ainda com sua capital fixada em Guimarães, serviam de intermediários para abastecer o norte da Europa.
Os produtos comercializados no Império Bizantino chegaram às feiras de Champanhe, na França, percorrendo um longo caminho pelo mar Mediterrâneo e, depois, deslocados através facilitadores portugueses.
O transito de comerciantes lusitanos era facilitado aos súditos de D. Afonso Henriques, rei de Portugal, por suas origens ligadas a casa de Borgonha.
Mercadores que estavam inseridos no contexto da rota terrestre do Oriente até Constantinopla e, de lá, através do mediterrâneo até o norte da Europa, via Champanhe.
Tratava-se de um condado que foi reunido à coroa da França através do casamento de Joana de Champanha com Filipe, o Belo, que se tornar rei de França em 1285, sob o nome de Filipe IV; mas que manteve sua autonomia até 1328.
O qual prosperou garantindo a segurança dos burgueses em troca do pagamento de tributos, fazendo surgirem inúmeras feiras fixas que permitiam deslocar produtos até a Alemanha e além, atingindo terras russas e escandinavas.
Entretanto, ao mesmo tempo em que o comércio lusitano com o norte da Europa, via Champanhe, prosperou; no século XIII, as dificuldades de transporte por terra conduziram a abertura de rotas marítimas através dos portos portugueses.
Primeiro, pela cidade do Porto e, depois, por Lisboa; ao passo que os lusos passaram da posição de intermediários para distribuidores.
O que não significa que não tenham continuado existindo, embora de forma secundária, intermediários portugueses a lidar diretamente com produtos importados do Oriente e distribuídos por caminhos terrestres.
Pouco antes dos italianos e catalães estabeleceram-se como intermediários principais entre o Oriente e o Ocidente, colônias destes povos foram fixadas em vários pontos de Portugal.
Fundaram entrepostos, onde a mercadoria importada do Oriente era negociada com comerciantes lusos que se encarregavam de distribuí-la na Grã-Bretanha e no norte da Europa por meio de seus navios.
A tecnologia naval portuguesa já era a mais avançada da Europa, vinha se desenvolvendo devido à necessidade de combater os mouros e castelhanos, bem como por meio da prática da pesca em mar aberto.
Havia companhias italianas estabelecidas em Portugal desde o governo do rei D. Dinis, na metade do século XIII.
Depois viram os catalães, que rapidamente se tornaram os principais parceiros comerciais dos burgueses lusitanos.
Mesmo antes, havia comerciantes florentinos estabelecidos em Lisboa, ao que se seguiu depois a chegada de genoveses e milaneses.
A origem das razões destes acordos comerciais não foi somente a localização privilegiada de Portugal e o adiantado do desenvolvimento técnico náutico, embora estivesse relacionado a estes fatores também.
Desde 1370, existia grande atividade de piratas portugueses assaltando os navios mercantes destas nações no mediterrâneo, de forma que estabelecer tratados comerciais e usar esta gente como intermediários foi uma estratégia para evitar o assédio.
O comércio italo-português foi muito mais bilateral do que se poderia supor, para além da importação de especiarias, todo o tráfico com o estrangeiro tinha por base o vinho e azeite português, que servia como moeda de troca por outros produtos, depois vendidos ao resto da Europa.
Ao mesmo tempo em que mercadores portugueses distribuíam as especiarias intermediadas pelas cidades italianas, comercializavam, com o norte da Europa e com a Itália, o vinho e azeite produzido em território nacional.
Deixando seu escasso potencial agrícola ao relento, suprindo a necessidade de víveres através da pesca e da importação de vários produtos, dentre estes, principalmente trigo, em geral obtido na Alemanha.
Foi dentro deste contexto que D. Afonso Henrique, o primeiro rei de Porturgal, incentivou uma ação continuada de apoio às comunidades costeiras, no povoamento e nas atividades marítimas, concedendo inúmeros privilégios às chamadas “póvoas marítimas”.
Estas constituíam a coluna dorsal de atividades como a pesca, extração de sal, construção naval e comércio; resultando desta ação o desenvolvimento e fortalecimento de uma frota de pesca, comércio e militar.
A partir desta tradição, surgiu um corpo de marinhagem, de mestres construtores de naus e oficiais navais; criando as condições necessárias, em conjunto com os fatores, ao desbravamento de mares nunca dantes navegados.
A contribuição italiana ao incremento do potencial marítimo lusitano foi grande, graças ao contato direto com as cidades italianas de tradição comercial marítima, a modernização da frota militar portuguesa foi conduzida por um genovês, Manuel Pessanha, em 1317.
O contributo à cartografia e a marinhagem, por parte dos italianos, foi essencial ao início da exploração da costa africana e das ilhas atlânticas, bem como para o estabelecimento da Carreira da Índia, que seria financiada por comerciantes florentinos.
Não obstante, cresceu lentamente o sentimento e a necessidade de tentar eliminar os atravessadores italianos no comércio de especiarias.
Estimulado, entre outros fatores, pelos mercadores portugueses que continuaram a manter contato direto com cidades do Oriente, isto mesmo depois do estabelecimento oficial da cooperação comercial italo-portuguesa.
A burguesia mercantil lusitana, servindo a distribuição de especiarias pelo norte da Europa, pretendia buscar no mar Tenebroso uma passagem para a Índia.
Insere-se neste ponto, a contribuição da continuidade da cruzada contra os infiéis na vocação marítima portuguesa.
Responsável, junto com a questão comercial, pela busca do Prestes João, um mítico soberano de um Reino fixado na África, em quem os lusos acreditavam poder encontrar um aliado em potencial na luta contra os mouros; tema para outro texto.
A queda de Constantinopla, em 1453, terminou servindo de desfecho ao início de uma busca sistemática de um caminho que, via Atlântico e Índico, pudesse conduzir à terra das especiarias.
Antes que isto se tornasse possível, um longo e contraditoriamente rápido percurso precisou ser trilhado.

Para saber mais sobre o assunto.
RAMOS, Fábio Pestana. No tempo das especiarias. São Paulo: Contexto, 2006.
RAMOS, Fábio Pestana. O apogeu e declínio do clico das especiarias: 1500-1700. Volume 1: Em busca de cristãos e especiarias. Santo André: FPR/PEAH, 2012.
RAMOS, Fábio Pestana. Por mares nunca dantes navegados. São Paulo: Contexto, 2008.



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Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

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