Publicação brasileira técnico-científica on-line independente, no ar desde sexta-feira 13 de Agosto de 2010.
Não possui fins lucrativos, seu objetivo é disseminar o conhecimento com qualidade acadêmica e rigor científico, mas linguagem acessível.


Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Editorial - Um balanço: dois meses de postagens.

Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 1, Volume out., Série 11/10, 2010.

Ao iniciar as postagens no blog, em uma sexta-feira 13, em agosto deste ano de 2010, não imaginava a repercussão dos textos mundo a fora.
Em dois meses de postagens, segundo dados do Google, foram mais de 14.000 visualizações, 563 em agosto, 10.001 em setembro e, até a data de hoje, 3.614 em outubro, com a expectativa e projeção de atingir novamente a marca de pelo menos 10.000 visitas também neste mês e nos próximos.
A maior parte destas visitas foram de leitores do Brasil, porém, cerca de pouco mais de 2.000 visualizações tiveram origem em outros países, tais como: EUA, Canadá, México, Republica Dominicana, Porto Rico, Honduras, Nicarágua, Argentina, Uruguai, Equador, Peru, Chile, Costa Rica, Guiana, Portugal, Espanha, Polônia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Suécia, França, Rússia, Croácia, Albânia, Eslováquia, Moldávia, Bélgica, Angola, Moçambique e até do Japão e da China.
Somente dos Estados Unidos da América foram 138 visualizações e de Portugal, por razões obvias, 722 visitas, o que me leva a agradecer aos irmãos portugueses.
Digo isso de coração, pois lembro que sou neto de portugueses da ilha da Madeira pelo lado paterno e de espanhóis de Malaca pelo lado materno.
Lembro também que inicialmente coloquei como meta uma postagem por dia, o que consegui efetivar até o final de setembro, mas a vida acadêmica, aulas e outras obrigações na universidade, dificultaram esta intenção.
Assim, a partir de outubro coloquei como nova meta 2 postagens por semana, sempre as segundas-feiras e quintas-feiras, esperando totalizar 8 novos textos por mês.
Como cada texto é bem extenso, em média 9 a 20 páginas nos moldes do Word, certamente o leitor entende que mesmo este ritmo de trabalho exige grande esforço.
Isto porque todos os textos seguem um padrão de qualidade acadêmica, embora a linguagem do texto seja simplificada para atingir um publico mais amplo.
Por isto mesmo eliminei notas de rodapé, a despeito de citar ao final de cada postagem as referências para aprofundar o assunto.


Embora sempre dentro do âmbito da história, filosofia e educação, os temas destes textos são variados, mas sempre penso no contexto de sala de aula, nos assuntos que já abordei com meus alunos em algum momento na hora de escrever.


Inclusive, atendendo a algumas sugestões, pretendo em breve postar uma série de textos sobre a história da filosofia pelo prisma temático, como, por exemplo, o desenvolvimento da teoria do conhecimento, da metafisica, do que se entende por ciência ou mesmo do próprio conceito de filosofia.


Todos temas que já abordei em aula e que certamente terão utilidade para os leitores do blog, quer sejam historiadores, filósofos ou educadores de outras áreas. 
Aproveito a oportunidade para agradecer todos os leitores e pedir que aqueles que realmente tenham gostado dos textos que sigam o blog, existe um link especifico no inicio do canto direito da página que permite isto, basta clicar em seguir.


Até o presente momento o blog tem 19 seguidores, aproveito igualmente para agradecer a eles por acompanhar minhas postagens.
Comentário são bem vindos, estejam todos a vontade.

Forte abraço aos leitores, alunos, colegas e amigos:


Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.
Doutor em Ciências Humanas - USP.
MBA em Gestão de Pessoas - UNIA.
Licenciado em Filosofia - FE/USP.
Bacharel em Filosofia - FFLCH/USP.



4 comentários:

  1. Professor, vida longa ao "Para entender a história..."

    Nós precisamos cada vez mais difundir a História na web. Convenhamos que existem poucos (bons) sites que fazem este serviço, não é mesmo?

    Grande abraço!

    Vinicius Cabral

    ResponderExcluir
  2. Realmente o colega tem toda razão. Agradeço o comentário e aproveito para parabelizar o História Zine pelo Prêmio blog books, não esqueça de avisar quando sair o livro para divulgarmos por aqui também.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas conquistas! Certamente vc as merece!
    Abraços da colega do Claretiano,

    Christiane

    ResponderExcluir

Esteja a vontade para debater ideias e sugerir novos temas.
Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.