Publicação brasileira técnico-científica on-line independente, no ar desde sexta-feira 13 de Agosto de 2010.
Não possui fins lucrativos, seu objetivo é disseminar o conhecimento com qualidade acadêmica e rigor científico, mas linguagem acessível.


Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Balanço do mês de fevereiro de 2012 - Para entender a história...


Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 3, Vol. fev., Série 29/02, 2012, p.01-03.


No mês de fevereiro, retomando o ano letivo, recebemos 106.556 visitas, totalizando, desde 13 de agosto de 2010, mais de 1.200.000 acessos em 1 ano e 7 meses de vida da publicação.



O ápice de acessos do mês de fevereiro foi registrado no dia 29, quando tivemos mais 5.000 visitantes em único dia.


Neste mês recebemos e publicamos oito colaborações de autoria de:
1. Andréa Limones de Oliveira - A importância da ludicidade no ensino da matemática nas séries iniciais.

2. Cintia Gonçalves Landulfo Beviani - Brincar na Escola.

3. Danielle Conceição de Luna - A importância do lúdico no processo de aprendizagem.

4. Elaine Cristina Reis Silva - Perspectivas do professor com relação à integração da família do educando ao ambiente escolar.

5. Maria Verônica Freire Sapucaia Teles - O protagonismo juvenil e a formação de agentes culturais na escola.

6. Reginaldo Pereira de Jesus - O papel da psicopedagogia na Instituição Escolar.

7. Renata Aparecida Beviani de Souza - Atividade Lúdica em Psicopedagogia: o jogo e a aprendizagem.

8. Rosalina Silva Mendes - Estudando livros didáticos de língua portuguesa enquanto intermediadores do conhecimento das séries iniciais do ensino fundamental.



Aproveitamos a oportunidade para agradecer, como sempre, as colaborações e parabenizar todos que já participaram pelos textos, estendendo o convite aos demais leitores para remetam artigos para submissão.

A publicação tem se tornado em espaço de divulgação de trabalhos desenvolvidos em cursos de pós-graduação, por este motivo, devido ao aumento significativo no volume de textos remetidos, temos registrado algum atraso e certa demora na publicação.
Pedimos paciência aos colaboradores.

Os interessados devem enviar artigos dentro dos parâmetros fixados nas normas de publicação disponíveis no link “Colaborações”.

Como já salientado, uma novidade é a vinculação da publicação com cursos extracurriculares que emitem certificado, assinados pelo editor, alguns gratuitos e outros com valores reduzidos que irão ajudar a manter o site funcionando.
Para participar de um destes cursos basta utilizar o link em vermelho que remete aos cursos no inicio da página no canto direito, abaixo do contador; ou ao final dos artigos e ainda no rodapé, antes das palavras-chave.
Contamos com a colaboração dos leitores para ajudar a manter os custos de Para entender a história...
Gradualmente mais cursos serão oferecidos, inclusive gratuitos que servem de amostra para que o leitor possa verificar a qualidade e eficácia do método pedagógico.


Mudando o foco, como sempre, outro dado interessante em fevereiro foi o aumento no número de seguidores, subiu de 175 pessoas para 191.
Para os leitores que ainda não estão seguindo a publicação, lembramos que basta clicar no link “participar deste site” e aceitar as orientações decorrentes.
Os seguidores ficam informados sobre atualizações e ajudam a trazer maior prestigio a publicação com sua ilustre presença.

Neste mês de fevereiro, as postagens mais populares, respectivamente, com o nome do autor e numero de acessos, foram:

01. Educação, família e sociedade: Fábio Pestana Ramos (15.920).
02. A revolução francesa foi causada pela fome: Fábio Pestana Ramos (10.065).
03. O imperialismo europeu no continente africano: Victor Mariano Camacho (7.069).
04. Periodização e História: Fábio Pestana Ramos (5.832).
05. A educação no Brasil Império: Fábio Pestana Ramos (4.751).
06. A passagem da antiguidade para o feudalismo: Fábio Pestana Ramos (3.760)
07. História e Geografia e sua importância em sala de aula: Fábio Pestana Ramos (3.704).
08. A formação do planeta terra e características geográficas: Fábio Pestana Ramos (2.511).
09. História do analfabetismo no Brasil: Fábio Pestana Ramos (1.815).
10. Três arquivos portugueses: Fábio Pestana Ramos (998).

Lembramos novamente que no mês de novembro de 2011 a sistemática de publicações foi parcialmente alterada, o editor passou a publicar apenas um artigo no inicio do mês, abrindo a edição do volume, independente do dia da semana, esporadicamente publicando outros artigos aos sábados.
As segundas-feiras e terças-feiras ficaram destinadas à publicação de colaborações, abrindo um espaço maior para divulgação de artigos de leitores.
As quartas-feiras e quintas-feiras ficaram reservadas para a publicação de artigos de membros do conselho editorial e convidados.


Agradecemos os leitores e desejamos um bom divertimento.

Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.
Editor de Para entender a história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para debater ideias e sugerir novos temas.
Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.