Para entender a história... ISSN 2179-4111.
Ano 8, Volume dez., Série 20/12, 2017.
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Prof. Esp. Daniel Rodrigues de Lima.
Licenciado em História - UNIASSELVI.
Especialista em Ensino de História - FETREMIS.
Especialista em Educação a Distância - UNIASSELVI.
Mestrando em História Social - UFAM.
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RESUMO: O objetivo é compreender a atuação de
tutores internos e externos no modelo EAD da Uniasselvi. O trabalho foi
desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, além de uma análise documental,
pois utilizou o documento que serve como diretriz para compreender e analisar
os tipos de tutoria (interna e externa) no modelo de EAD da Uniasselvi. Este
documento é o livro “Educação a Distância”, produzido pelo NEAD da UNIASSELVI
em 2013, que nas páginas 56 e 57 apresentam as funções de tutoria interna e
externa. Por fim, a intenção não é esgotar a discussão, mas fomentar novos
questionamentos, pois ainda no ano de 2017 a UNIASSELVI criou cursos em EAD nas
modalidades flex e 100% Flex que acabaram por estabelecer novas atribuições aos
Tutores Internos (à distância) e Externos (presenciais). Sendo assim, produzir
novas pesquisas se faz necessário para ter respostas significativas e
satisfatórias no que tange as abordagens relativas à EAD da instituição em
questão.
PALAVRA-CHAVE:
Educação à distância, Tutor, Uniasselvi, EAD, Tutoria EAD.
ABSTRATC: The
objective is to understand the role of internal and external tutors in the
Uniasselvi distance learning model. The work was developed from a bibliographic
review, in addition to a document analysis, as it used the document that serves
as a guideline to understand and analyze the types of tutoring (internal and
external) in the Uniasselvi distance learning model. This document is the book
“Distance Education”, produced by NEI from UNIASSELVI in 2013, which on pages
56 and 57 present the functions of internal and external tutoring. Finally, the
intention is not to exhaust the discussion, but to encourage new questions, as
in 2017 UNIASSELVI created distance learning courses in the flex and 100% Flex
modalities that ended up establishing new assignments to the Internal
(distance) and External Tutors (in person). Thus, producing new research is
necessary to have meaningful and satisfactory responses regarding the
approaches related to distance education at the institution in question.
KEYMORDS: Distance
education, Tutor, Uniasselvi, EAD, EAD tutoring.
INTRODUÇÃO.
Pretendemos
estudar a importância do tutor em EAD e, com isso, melhor compreender como atua
estes agentes pedagógicos no Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Acredita-se que
a pesquisa é de extrema relevância, pois irá permitir discussões acerca da
importância da tutoria em EAD como mediadores de conhecimentos e processos ao
longo dos cursos de Ensino superior, em especial, do Centro universitário
Leonardo da Vinci.
Além disso, a
escolha do tema ocorreu pela necessidade pessoal e profissional de refletir
sobre a própria atuação como tutor do Centro Universitário Leonardo da Vinci,
sendo assim, melhorar a prática em tutoria na EAD.
A pesquisa
consiste na compreensão pessoal acerca da atuação enquanto tutor externo no
Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Duas perguntas
relevantes podem ser elencadas: Qual a Importância do tutor em EAD?; Quais
atribuições dos tutores internos e externos nos cursos de EAD da UNIASSELVI?.
Portanto, os
objetivos propostos e que se pretende alcançar são: compreender a atuação de
tutores internos e externos no modelo EAD da Uniasselvi; entender o que é a
EAD; descrever um breve histórico sobre EAD e conceituar o que é Tutor em EAD.
O trabalho será
desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, além de uma análise documental,
vai utilizar o documento que serve como diretriz para compreender e analisar os
tipos de tutoria (interna e externa) no modelo de EAD da Uniasselvi.
Este documento é
o livro “Educação a Distância”, produzido pelo NEAD da UNIASSELVI em 2013, que
nas páginas 56 e 57 apresentam as funções de tutoria interna e externa.
O QUE É EAD?
O termo Ensino a Distância pode ser visto como
um limitador, pois a expressão apenas abrange um elo do processo didático-pedagógico,
que é o ato de ensinar, um conceito que não direciona ao processo de aprendizagem.
Assim,
verifica-se que o termo ensino pode ser entendido como um ato de transmissão de
informações ou conhecimentos.
No que se refere
ao conceito de Educação à Distância, este sim, possui maior abrangência no que
se refere à imensidão do processo didático-pedagógico em suas dimensões de ensino
e aprendizagem, em que a dialética é constante e permanente no cotidiano
educacional, e, ainda, pode-se entender que discentes e docentes são partícipes
ativos no processo educacional.
Acerca disso
tem-se o seguinte:
Dessa forma, faz-se necessário
esclarecer o conceito de educação à distância. Muitos autores usam o termo ao
invés de distância, o que, em nossa educação a opinião que o ensino a
distância, acaba limitando o seu conceito. A educação a distância não se limita
ao ensino, mas ela engloba todo o processo de ensino-aprendizagem (SCHULTER;
PIERI, 2013: 01).
Dessa forma,
acredita-se que o conceito de Educação à Distância é o mais apropriado para
nossa pesquisa pelo fato da sua maior abrangência acerca da dimensão do ensino/
aprendizagem, no que se refere a ensinar e aprender.
OS TIPOS EAD AO LONGO DA HISTÓRIA: UM BREVE
HISTÓRICO.
Existem
afirmações que nos conduzem a compreensão de que a educação à distância está
presente desde os períodos mais remotos, o momento da existência das sociedades
ágrafas, em que os homens daquele período histórico praticavam a denominada
arte rupestre e, consequentemente, compartilhavam saberes e rituais com os
membros do grupo.
Com a criação da
escrita por volta de 4.000 a. C., esse fator também, pode ter sido um
contributo para o desenvolvimento da educação, inclusive a educação à
distância, pois os textos produzidos pelos seres humanos com informações e
conhecimentos ali codificados passaram a ser transmitidos e apropriados por
diversas pessoas e muitas vezes em locais distantes e diferentes.
Principalmente
com a criação do Estado, onde o próprio Estado buscava informar sobre a
situação administrativa para os membros que o compunham ou ao menos uma parte
dele.
O filósofo
Platão e o apóstolo Paulo, ambos utilizavam cartas para ensinar.
Platão ensinava
por meio de cartas sua filosofia idealista; já Paulo buscava, através das
cartas, ensinar ou transmitir os princípios da doutrina cristã.
Estes argumentos
permitem concluir que a educação à distância está presente desde os primórdios
da humanidade, mas ainda de maneira informal e não institucionalizada.
A partir do
século XIX, pode-se dizer que ocorre o processo de institucionalização do
ensino ou da educação à distância no mundo, com os denominados cursos por
correspondência, embasado em materiais autoinstrutivos.
Em meados dos
anos de 1950, com a maior difusão do rádio e da televisão, o ensino ou a
educação à distância torna-se mais abrangente, outro fator importante também é
a criação das Universidades Abertas, surgidas na Inglaterra.
No caso brasileiro,
o ensino a distância estruturado por meio de tecnologias audiovisuais foi
iniciado pelo Projeto Saci no Rio Grande Norte na década de 1960 e,
posteriormente, diversos outros projetos surgiram como: O Telecurso 2000 e o
Salto Para o Futuro/MEC.
Ainda no que
tange ao Brasil, a LDB - lei 9.394/96 - possui no seu parágrafo 80, nas
disposições gerais, informações e orientações acerca da educação a distância.
Na metade da
década de 1990, acontece um grande momento para a difusão e proliferação da
educação a distância, pois a criação da internet proporcionou um alargamento de
fronteiras nunca visto no que tange ao EAD, devido à promoção de maior
interação e interatividade a partir de ações sincrônicas e assincrônicas que
poderiam ocorrer.
Diante do que
foi exposto tem-se:
A EAD surgiu há muito tempo e avançou de
modo lento e gradativo por longa data. Ela já vem sendo realizada desde as
cartas de Platão e as epístolas de São Paulo. Teve grande impulso com a
invenção da imprensa por Gutemberg. Durante a II Guerra Mundial, houve uma
sistematização da educação à distância, quando foi utilizada na recuperação
social dos que foram vencidos na guerra, e também na capacitação profissional
das populações vindas do meio rural [...] Porém, nos últimos cinco anos com a
evolução das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e o acesso à
Internet cada vez mais presente e ao alcance da população das mais variadas
classes sociais, houve um avanço considerado da EAD. Essa modalidade iniciou
por meio de correspondência, depois via rádio e TV, até chegar à estrutura que
atualmente temos, com suporte tecnológico como computadores em redes e que
alicerçam formas diversas softwares de comunicação por meio de plataformas como
o moodle (SCHULTER; PIERI, 2013: 02).
Este é um breve
histórico da EAD ao longo do tempo, sendo importante a descrição histórica para
consequentemente compreender os diversos modelos de EAD, que acabaram por
existir ao longo de diversos momentos e que ainda hoje, basicamente, todos
ainda existem.
O QUE É O TUTOR E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA.
A etimologia da
palavra tutor é proveniente do latim tutor-tutoris, que diz a respeito de um
sujeito que possui a função de defender, guardar, preservar, sustentar e
socorrer.
No EAD, o termo
ou conceito exposto acima não é apropriado, uma vez que:
O termo “tutor” tem origem no latim
tutor-tutoris e se refere ao que possui o papel de defender, guardar,
preservar, sustentar, socorrer. É um despropósito atribuir tais funções ao
docente da educação a distância, que deve sim buscar que o aluno gere suas
próprias capacidades de autonomia para o estudo e a aprendizagem. (BETANCOURT,
1995 apud LOCH, 2009: 12).
Sendo , o tutor
é aquele que orienta a aprendizagem dos discentes, é o esclarecedor de dúvidas,
além disso, incentiva, aperfeiçoa e provoca os educandos.
Deve ser visto
como o elo entre a instituição de ensino e os discentes: “O tutor é o “tênue
fio de ligação entre os extremos do sistema instituição-aluno” (GONZALEZ, 2005
apud LOCH, 2009: 12).
O tutor é o
mediador do processo de ensino-aprendizagem, mas também é aquele que faz a
condução e mediação acerca da compreensão de todo o processo estrutural do
funcionamento da instituição e dos cursos EAD.
A tutoria é necessária para orientar,
dirigir e supervisionar o ensino-aprendizagem. Ao estabelecer o contato com o
aluno, o tutor complementa sua tarefa docente transmitida através do material
didático, dos grupos de discussão, listas, correio-eletrônico, chats e de
outros mecanismos de comunicação. Assim, torna-se possível traçar um perfil
completo do aluno: por via do trabalho que ele desenvolve, do seu interesse
pelo curso e da aplicação do conhecimento pós-curso. O apoio tutorial realiza,
portanto, a intercomunicação dos elementos (professor-tutor-aluno) que intervêm
no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação
(MACHADO; MACHADO, 2004: 10-11).
Deve-se
salientar que as funções, práticas e tarefas de um tutor EAD não são as mesmas
da educação presencial, existem competências e habilidades variadas em ambos os
casos:
Geralmente, quem atua na EAD como tutor
é o professor do ensino presencial, ou seja, é o professor que possui
experiência com a modalidade presencial. Cabe a ele o desafio de realizar o
processo de ensino nesta nova modalidade. No entanto, partindo-se do
pressuposto que a maioria dos professores universitários não possui formação pedagógica
na área da educação, mas apenas em suas áreas de conhecimento, podemos concluir
que boa parte deles não teve nenhuma formação para o uso das novas tecnologias,
nem na sua formação inicial, nem na sua formação continuada. E sabemos que,
quando esta temática permeava as discussões nos cursos de formação, elas foram,
em sua maioria, descontextualizadas ou tiveram outro enfoque. (LOCH, 2009: 40).
Não podemos e
nem devemos afirmar que exista apenas um único modelo no que concerne à tutoria
em EAD, pois é no âmbito institucional que é normatizada a metodologia que deve
ser executada pelos tutores em suas práticas docentes de tutoria.
Corrobora com a
afirmação o que diz Belloni (1999) apud Loch (2009), explicando que a função da
tutoria deve ser praticada ou executada respeitando três formas ou maneiras
institucionais de agrupamentos de tutores, sendo assim, tem-se:
Belloni (1999) continua sua explicação,
dizendo que, de maneira institucional, os tutores podem ser agrupados em três
grupos distintos: um responsável pela concepção e realização dos cursos e
materiais; outro pelo planejamento e organização da distribuição de materiais e
da administração acadêmica; e o terceiro, responsável pela atividade de tutoria
e acompanhamento dos alunos (LOCH, 2009:
26).
Além disso, o
tutor a dever executar sua prática de ação didático-pedagógica a partir de pelo
menos quatro competências básicas e necessárias: pedagógica, didática,
tecnológica e pessoal.
Segundo em
Schulter e Pieri (2013: 07), em seu quadro síntese das competências dos tutores,
temos o seguinte:
Pensando no que
está exposto e discutido no presente quadro síntese, o tutor possui papel
significativo no processo de ensino-aprendizagem em EAD, devendo ter uma
preocupação que extrapole a questão do conteúdo e, dessa maneira, ajuda na
formação de cidadãos plenos, pois:
A educação e formação de adultos na
modalidade de EAD é uma atividade específica, comprometida com a realização do
sujeito em todas as perspectivas de vida: humana, social, política,
tecnológica, sob uma visão sociológica, ética e crítica da sociedade (MARTINS,
2002: 50).
Dessa forma,
verifica-se que a função e do tutor em EAD possuí um caráter múltiplo como:
conhecimento interdisciplinar, cooperação, colaboração, autoaprendizagem,
conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo de seus discentes, comunicação
clara e precisa e utilização das novas tecnologias da comunicação e informação
em sua prática.
Com isso se pode
afirmar:
O trabalho de Tutoria realizado
constitui-se em ponto de fundamental importância para o desenvolvimento da EAD.
Para isso, é necessário que internamente, o setor/serviço de Tutoria esteja
continuamente realizando uma autoavaliação, autoreflexão, no sentido de
verificar se os objetivos propostos para o trabalho dos Tutores estão sendo
cumpridos ou se necessitam de revisões (SANTOS, 2009: 08).
A importância do
tutor na EAD se dá pelo fato deste ser o grande responsável pela execução e
organização das atividades dos cursos de educação à distância e, sendo assim, partícipe
imprescindível e fundamental para o funcionamento do processo no tange as
relações instituição-aluno, aluno-professor e instituição-professor-aluno.
OS TIPOS DE TUTORIA EAD DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO
DA VINCI.
A estrutura do
programa de Educação a Distância da UNIASSELVI conta com uma infinidade de
profissionais ou atores pedagógicos que fazem com que a engrenagem da EAD.
Os encontros
presenciais da UNIASSELVI proporcionam aos acadêmico-discentes a compreensão e
a interação com todos os profissionais que promovem a execução de atividades da
EAD da UNIASSELVI, como: “supervisor de disciplinas (docentes); tutores
(interno e externo), articuladores e colegas de classe” (NEAD, 2013: 33).
No que tange a
presente discussão, busca-se fazer uma análise em dois importantes atores
pedagógicos do modelo EAD da UNIASSELVI: tutor interno e externo, em que se
especificar qual a atuação de cada no modelo em questão.
A. Tutoria Interna.
Os tutores
internos, na modalidade de EAD do UNIASSELVI, atuam a distância, ou seja, fazem
o atendimento a partir do polo do NEAD em Santa Catarina, onde estabelecem contato
com os acadêmicos e tutores externos que estão distantes geograficamente.
De acordo com o
NEAD/UNIASSELVI (2013: 55), são estas as atribuições do tutor interno:
1. Esclarecer
dúvidas pelos fóruns de discussão da internet, pelo telefone ou por
participação em videoconferências;
2. Promover
espaços de construção coletiva de conhecimento, selecionar material de apoio e
sustentação teórica aos conteúdos;
3. Participar
dos processos avaliativos de ensino e de aprendizagem;
4. Encaminhar ao
setor competente os pedidos, as solicitações de informação e as dúvidas feitas
pelos acadêmicos e pelo Tutor Externo;
5. Incentivar os
acadêmicos a participarem dos encontros presenciais e dos fóruns programados
pelo professor;
6. Alertar aos
acadêmicos para o cumprimento doe cronograma do curso;
7. Orientar os
acadêmicos na realização das atividades de autoestudo e de avaliação;
8. Orientar os
acadêmicos e os Tutores Externos, quando necessário, sobre estágio, a prática,
o trabalho de graduação e demais disciplinas;
9. Auxiliar os
professores na elaboração dos materiais instrucionais (trilhas de aprendizagem;
banco de questões; objetos de aprendizagem; entre outros).
Diante do
exposto, sabemos agora que o Tutor Interno faz atendimentos via os canais de
comunicação da UNIASSELVI, por meio dos seguintes meios: Davinci Talk, o 0800
(via telefone) e mensagens através do Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, em
que promovem um espaço para sanar dúvidas dos Tutores Externos e acadêmicos,
acerca de questões pedagógicas e institucionais.
Atua ainda no
processo de convalidações em que dá suporte e auxílio ao coordenador do curso
em que executa sua função de tutoria em EAD.
É também um
grande parceiro do professor (docente supervisor da disciplina), pois ajuda na
correção de avaliações e produz materiais pedagógicos.
Como se pode
perceber, são diversas as atividades executadas pelo Tutor Interno e, no que se
relaciona à sua formação acadêmica, possuí aderência ao curso que atua.
Portanto, deve
ter como requisitos, para seu exercício profissional, formação na área;
graduação, especialização, mestrado ou doutorado.
A. Tutoria Externa.
O Tutor Externo,
no universo da modalidade EAD da UNIASSELVI é o conhecido tutor que atua de
forma presencial, ou seja, executa sua prática docente nos polos de apoio
presencial da UNIASSELVI espalhados por todo o Brasil.
Esse ator
pedagógico é conhecido como um generalista de seu curso, sendo formado em nível
de graduação na área que atua ou vai atuar como tutor e, ainda, no mínimo
possuindo especialização lato sensu para executar as atividades de tutoria.
Em todos os
cursos da UNIASSELVI de EAD existi um Tutor Externo (presencial), este possui
diversas atribuições como: gestão das atividades dos encontros presenciais;
mediar à comunicação dos discentes com os demais atores pedagógicos (supervisor
de disciplina, tutor interno, coordenação de curso e etc).
O Tutor Externo
(presencial) deve ainda colocar em funcionamento a prática metodológica
estabelecida pela UNIASSELVI para seus cursos de EAD.
Para tal, deve
estar bem preparado com conhecimentos nas diversas disciplinas que compõem a
matriz curricular do curso que atua, para que, com eficiência e eficácia,
desenvolva suas atribuições.
Além disso, deve
planejar, orientar, coordenar, zelar e auxiliar diversas atividades durante os
encontros presenciais e fora deles, em que, de acordo com o NEAD/UNIASSELVI
(2013: 56) tem-se o seguinte:
1. Auxiliar os
acadêmicos no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo, fomentando
o hábito da pesquisa, esclarecendo dúvidas em relação a conteúdos específicos,
bem como o uso das tecnologias disponíveis;
2. Coordenar a
realização das atividades previstas para os encontros presenciais;
3. Favorecer a
interação entre os acadêmicos da turma;
4. Responder
pedidos, prestar informações e encaminhar requerimentos que favoreçam os
acadêmicos no desenvolvimento de suas atividades discentes;
5. Incentivar os
acadêmicos a participarem dos encontros presenciais e dos fóruns programados
pelo professor;
6. Orientar os
acadêmicos na realização das atividades de autoestudo e de avaliação, com
atenção para o cumprimento do cronograma;
7. Efetuar
correções das redações e exercícios produzidos pelos acadêmicos, seguindo as
orientações do professor;
8. Manter
contato permanente com o Professor, o Tutor Interno (a distância) e a
Coordenação do Curso;
9. Orientar e
supervisionar o estágio supervisionado;
10. Orientar o
trabalho de graduação e a prática;
11. Zelar para
que a sala destinada aos encontros esteja sempre limpa e asseada e com todos os
equipamentos em perfeito funcionamento;
12. Zelar para
que os encontros transcorram em clima de compreensão e respeito.
Enfim, o Tutor
Externo (presencial) em suas diversas atribuições se torna um ator pedagógico
de extrema e fundamental importância e relevância, sendo fundamental para o
desenvolvimento dos cursos em que atua.
CONCLUINDO.
O presente
artigo buscou compreender a atuação de Tutores Internos (a distância) e
Externos (presenciais) na EAD desenvolvidos pelo Centro Universitário Leonardo
da Vinci-UNIASSELVI.
Em que a
experiência como Tutor Externo (presencial) na Instituição nos permitiu
perceber de maneira mais significativa qual a função de cada um desses atores
pedagógicos.
Descreveu-se de
forma breve um contexto histórico acerca da EAD, em que se pode perceber que a
Educação a distância pode estar presente na vida dos seres humanos desde os
primórdios até a contemporaneidade.
Também,
discutiu-se sobre o que é ser tutor em EAD, onde se pode compreender as
diversas tipologias de tutoria existentes; mas se percebeu, além disso, que os
tutores devem possuir competências como: pedagógica, didática, tecnológica e
pessoal; pois a falta de qualquer umas dessas competências podem comprometer
sua atuação e função.
Igualmente, optou-se
pelo conceito de Educação a Distância em detrimento ao conceito de Ensino a
distância, pois o primeiro permitir abranger todo o processo
didático-pedagógico, o com isso, pensar a tutoria em EAD como um processo de
ensino-aprendizagem em suas diversas dimensões.
Por fim, a
intenção não é esgotar tal discussão, mas fomentar novos questionamentos; pois,
ainda no ano de 2017, a UNIASSELVI criou cursos em EAD nas modalidades flex e
100% Flex que acabaram por estabelecer novas atribuições aos Tutores Internos
(a distância) e Externos (presenciais).
Sendo assim,
produzir novas pesquisas se faz necessário para com isso ter respostas
significativas e satisfatórias no que tange as abordagens relativas à EAD da instituição
em questão.
PARA SABER MAIS
SOBRE O ASSUNTO.
LOCH, Marcia. Tutoria na Educação a distância. Indaial:
Grupo Uniasselvi, 2009.
MARTINS, Onilza.
Teoria e prática tutorial e Educação a
Distância. Curitiba: IBPEX, 2002.
NEAD. Educação a distância. Indaial:
Uniasselvi, 2013.
Acessado em
20/01/2017.
SCHULTER,
Cléder; PIERI. EAD: A função do tutor
presencial em suas diversas dimensões. Anais do IV Simpósio sobre Formação
de Professores -SIMFOP/Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de
Tubarão, Tubarão, de 7 a 11 de maio de 2012. Disponível em: http//www.linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/.../_Cléder_Schulter.pdf
Acessado em 17/12/2017.
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