Publicação brasileira técnico-científica on-line independente, no ar desde sexta-feira 13 de Agosto de 2010.
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Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A importância do Tutor no EAD: Uma Compreensão da Atuação dos Tutores Internos e Externos no EAD do Centro Universitário Leonardo Da Vinci-Uniasselvi.


Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 8, Volume dez., Série 20/12, 2017.

Prof. Esp. Daniel Rodrigues de Lima.

Licenciado em História - UNIASSELVI.
Especialista em Ensino de História - FETREMIS.
Especialista em Educação a Distância - UNIASSELVI.
Mestrando em História Social - UFAM.


RESUMO: O objetivo é compreender a atuação de tutores internos e externos no modelo EAD da Uniasselvi. O trabalho foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, além de uma análise documental, pois utilizou o documento que serve como diretriz para compreender e analisar os tipos de tutoria (interna e externa) no modelo de EAD da Uniasselvi. Este documento é o livro “Educação a Distância”, produzido pelo NEAD da UNIASSELVI em 2013, que nas páginas 56 e 57 apresentam as funções de tutoria interna e externa. Por fim, a intenção não é esgotar a discussão, mas fomentar novos questionamentos, pois ainda no ano de 2017 a UNIASSELVI criou cursos em EAD nas modalidades flex e 100% Flex que acabaram por estabelecer novas atribuições aos Tutores Internos (à distância) e Externos (presenciais). Sendo assim, produzir novas pesquisas se faz necessário para ter respostas significativas e satisfatórias no que tange as abordagens relativas à EAD da instituição em questão.
PALAVRA-CHAVE: Educação à distância, Tutor, Uniasselvi, EAD, Tutoria EAD.

ABSTRATC: The objective is to understand the role of internal and external tutors in the Uniasselvi distance learning model. The work was developed from a bibliographic review, in addition to a document analysis, as it used the document that serves as a guideline to understand and analyze the types of tutoring (internal and external) in the Uniasselvi distance learning model. This document is the book “Distance Education”, produced by NEI from UNIASSELVI in 2013, which on pages 56 and 57 present the functions of internal and external tutoring. Finally, the intention is not to exhaust the discussion, but to encourage new questions, as in 2017 UNIASSELVI created distance learning courses in the flex and 100% Flex modalities that ended up establishing new assignments to the Internal (distance) and External Tutors (in person). Thus, producing new research is necessary to have meaningful and satisfactory responses regarding the approaches related to distance education at the institution in question.
KEYMORDS: Distance education, Tutor, Uniasselvi, EAD, EAD tutoring.

INTRODUÇÃO.
Pretendemos estudar a importância do tutor em EAD e, com isso, melhor compreender como atua estes agentes pedagógicos no Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Acredita-se que a pesquisa é de extrema relevância, pois irá permitir discussões acerca da importância da tutoria em EAD como mediadores de conhecimentos e processos ao longo dos cursos de Ensino superior, em especial, do Centro universitário Leonardo da Vinci.
Além disso, a escolha do tema ocorreu pela necessidade pessoal e profissional de refletir sobre a própria atuação como tutor do Centro Universitário Leonardo da Vinci, sendo assim, melhorar a prática em tutoria na EAD.
A pesquisa consiste na compreensão pessoal acerca da atuação enquanto tutor externo no Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Duas perguntas relevantes podem ser elencadas: Qual a Importância do tutor em EAD?; Quais atribuições dos tutores internos e externos nos cursos de EAD da UNIASSELVI?.
Portanto, os objetivos propostos e que se pretende alcançar são: compreender a atuação de tutores internos e externos no modelo EAD da Uniasselvi; entender o que é a EAD; descrever um breve histórico sobre EAD e conceituar o que é Tutor em EAD.
O trabalho será desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, além de uma análise documental, vai utilizar o documento que serve como diretriz para compreender e analisar os tipos de tutoria (interna e externa) no modelo de EAD da Uniasselvi.
Este documento é o livro “Educação a Distância”, produzido pelo NEAD da UNIASSELVI em 2013, que nas páginas 56 e 57 apresentam as funções de tutoria interna e externa.

O QUE É EAD?
O termo Ensino a Distância pode ser visto como um limitador, pois a expressão apenas abrange um elo do processo didático-pedagógico, que é o ato de ensinar, um conceito que não direciona ao processo de aprendizagem.
Assim, verifica-se que o termo ensino pode ser entendido como um ato de transmissão de informações ou conhecimentos.
No que se refere ao conceito de Educação à Distância, este sim, possui maior abrangência no que se refere à imensidão do processo didático-pedagógico em suas dimensões de ensino e aprendizagem, em que a dialética é constante e permanente no cotidiano educacional, e, ainda, pode-se entender que discentes e docentes são partícipes ativos no processo educacional.

Acerca disso tem-se o seguinte:

Dessa forma, faz-se necessário esclarecer o conceito de educação à distância. Muitos autores usam o termo ao invés de distância, o que, em nossa educação a opinião que o ensino a distância, acaba limitando o seu conceito. A educação a distância não se limita ao ensino, mas ela engloba todo o processo de ensino-aprendizagem (SCHULTER; PIERI, 2013: 01).

Dessa forma, acredita-se que o conceito de Educação à Distância é o mais apropriado para nossa pesquisa pelo fato da sua maior abrangência acerca da dimensão do ensino/ aprendizagem, no que se refere a ensinar e aprender.

OS TIPOS EAD AO LONGO DA HISTÓRIA: UM BREVE HISTÓRICO.
Existem afirmações que nos conduzem a compreensão de que a educação à distância está presente desde os períodos mais remotos, o momento da existência das sociedades ágrafas, em que os homens daquele período histórico praticavam a denominada arte rupestre e, consequentemente, compartilhavam saberes e rituais com os membros do grupo.
Com a criação da escrita por volta de 4.000 a. C., esse fator também, pode ter sido um contributo para o desenvolvimento da educação, inclusive a educação à distância, pois os textos produzidos pelos seres humanos com informações e conhecimentos ali codificados passaram a ser transmitidos e apropriados por diversas pessoas e muitas vezes em locais distantes e diferentes.
Principalmente com a criação do Estado, onde o próprio Estado buscava informar sobre a situação administrativa para os membros que o compunham ou ao menos uma parte dele.
O filósofo Platão e o apóstolo Paulo, ambos utilizavam cartas para ensinar.
Platão ensinava por meio de cartas sua filosofia idealista; já Paulo buscava, através das cartas, ensinar ou transmitir os princípios da doutrina cristã.
Estes argumentos permitem concluir que a educação à distância está presente desde os primórdios da humanidade, mas ainda de maneira informal e não institucionalizada.
A partir do século XIX, pode-se dizer que ocorre o processo de institucionalização do ensino ou da educação à distância no mundo, com os denominados cursos por correspondência, embasado em materiais autoinstrutivos.
Em meados dos anos de 1950, com a maior difusão do rádio e da televisão, o ensino ou a educação à distância torna-se mais abrangente, outro fator importante também é a criação das Universidades Abertas, surgidas na Inglaterra.
No caso brasileiro, o ensino a distância estruturado por meio de tecnologias audiovisuais foi iniciado pelo Projeto Saci no Rio Grande Norte na década de 1960 e, posteriormente, diversos outros projetos surgiram como: O Telecurso 2000 e o Salto Para o Futuro/MEC.
Ainda no que tange ao Brasil, a LDB - lei 9.394/96 - possui no seu parágrafo 80, nas disposições gerais, informações e orientações acerca da educação a distância.
Na metade da década de 1990, acontece um grande momento para a difusão e proliferação da educação a distância, pois a criação da internet proporcionou um alargamento de fronteiras nunca visto no que tange ao EAD, devido à promoção de maior interação e interatividade a partir de ações sincrônicas e assincrônicas que poderiam ocorrer.

Diante do que foi exposto tem-se:

A EAD surgiu há muito tempo e avançou de modo lento e gradativo por longa data. Ela já vem sendo realizada desde as cartas de Platão e as epístolas de São Paulo. Teve grande impulso com a invenção da imprensa por Gutemberg. Durante a II Guerra Mundial, houve uma sistematização da educação à distância, quando foi utilizada na recuperação social dos que foram vencidos na guerra, e também na capacitação profissional das populações vindas do meio rural [...] Porém, nos últimos cinco anos com a evolução das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e o acesso à Internet cada vez mais presente e ao alcance da população das mais variadas classes sociais, houve um avanço considerado da EAD. Essa modalidade iniciou por meio de correspondência, depois via rádio e TV, até chegar à estrutura que atualmente temos, com suporte tecnológico como computadores em redes e que alicerçam formas diversas softwares de comunicação por meio de plataformas como o moodle (SCHULTER; PIERI, 2013: 02).

Este é um breve histórico da EAD ao longo do tempo, sendo importante a descrição histórica para consequentemente compreender os diversos modelos de EAD, que acabaram por existir ao longo de diversos momentos e que ainda hoje, basicamente, todos ainda existem.

O QUE É O TUTOR E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA.
A etimologia da palavra tutor é proveniente do latim tutor-tutoris, que diz a respeito de um sujeito que possui a função de defender, guardar, preservar, sustentar e socorrer.
No EAD, o termo ou conceito exposto acima não é apropriado, uma vez que:

O termo “tutor” tem origem no latim tutor-tutoris e se refere ao que possui o papel de defender, guardar, preservar, sustentar, socorrer. É um despropósito atribuir tais funções ao docente da educação a distância, que deve sim buscar que o aluno gere suas próprias capacidades de autonomia para o estudo e a aprendizagem. (BETANCOURT, 1995 apud LOCH, 2009: 12).
             
Sendo , o tutor é aquele que orienta a aprendizagem dos discentes, é o esclarecedor de dúvidas, além disso, incentiva, aperfeiçoa e provoca os educandos.
Deve ser visto como o elo entre a instituição de ensino e os discentes: “O tutor é o “tênue fio de ligação entre os extremos do sistema instituição-aluno” (GONZALEZ, 2005 apud LOCH, 2009: 12).
O tutor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem, mas também é aquele que faz a condução e mediação acerca da compreensão de todo o processo estrutural do funcionamento da instituição e dos cursos EAD.

A tutoria é necessária para orientar, dirigir e supervisionar o ensino-aprendizagem. Ao estabelecer o contato com o aluno, o tutor complementa sua tarefa docente transmitida através do material didático, dos grupos de discussão, listas, correio-eletrônico, chats e de outros mecanismos de comunicação. Assim, torna-se possível traçar um perfil completo do aluno: por via do trabalho que ele desenvolve, do seu interesse pelo curso e da aplicação do conhecimento pós-curso. O apoio tutorial realiza, portanto, a intercomunicação dos elementos (professor-tutor-aluno) que intervêm no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação (MACHADO; MACHADO, 2004: 10-11).

Deve-se salientar que as funções, práticas e tarefas de um tutor EAD não são as mesmas da educação presencial, existem competências e habilidades variadas em ambos os casos:

Geralmente, quem atua na EAD como tutor é o professor do ensino presencial, ou seja, é o professor que possui experiência com a modalidade presencial. Cabe a ele o desafio de realizar o processo de ensino nesta nova modalidade. No entanto, partindo-se do pressuposto que a maioria dos professores universitários não possui formação pedagógica na área da educação, mas apenas em suas áreas de conhecimento, podemos concluir que boa parte deles não teve nenhuma formação para o uso das novas tecnologias, nem na sua formação inicial, nem na sua formação continuada. E sabemos que, quando esta temática permeava as discussões nos cursos de formação, elas foram, em sua maioria, descontextualizadas ou tiveram outro enfoque. (LOCH, 2009: 40).

Não podemos e nem devemos afirmar que exista apenas um único modelo no que concerne à tutoria em EAD, pois é no âmbito institucional que é normatizada a metodologia que deve ser executada pelos tutores em suas práticas docentes de tutoria.
Corrobora com a afirmação o que diz Belloni (1999) apud Loch (2009), explicando que a função da tutoria deve ser praticada ou executada respeitando três formas ou maneiras institucionais de agrupamentos de tutores, sendo assim, tem-se:

Belloni (1999) continua sua explicação, dizendo que, de maneira institucional, os tutores podem ser agrupados em três grupos distintos: um responsável pela concepção e realização dos cursos e materiais; outro pelo planejamento e organização da distribuição de materiais e da administração acadêmica; e o terceiro, responsável pela atividade de tutoria e acompanhamento dos alunos  (LOCH, 2009: 26).

Além disso, o tutor a dever executar sua prática de ação didático-pedagógica a partir de pelo menos quatro competências básicas e necessárias: pedagógica, didática, tecnológica e pessoal.
Segundo em Schulter e Pieri (2013: 07), em seu quadro síntese das competências dos tutores, temos o seguinte:



Pensando no que está exposto e discutido no presente quadro síntese, o tutor possui papel significativo no processo de ensino-aprendizagem em EAD, devendo ter uma preocupação que extrapole a questão do conteúdo e, dessa maneira, ajuda na formação de cidadãos plenos, pois:

A educação e formação de adultos na modalidade de EAD é uma atividade específica, comprometida com a realização do sujeito em todas as perspectivas de vida: humana, social, política, tecnológica, sob uma visão sociológica, ética e crítica da sociedade (MARTINS, 2002: 50).

Dessa forma, verifica-se que a função e do tutor em EAD possuí um caráter múltiplo como: conhecimento interdisciplinar, cooperação, colaboração, autoaprendizagem, conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo de seus discentes, comunicação clara e precisa e utilização das novas tecnologias da comunicação e informação em sua prática.

Com isso se pode afirmar:

O trabalho de Tutoria realizado constitui-se em ponto de fundamental importância para o desenvolvimento da EAD. Para isso, é necessário que internamente, o setor/serviço de Tutoria esteja continuamente realizando uma autoavaliação, autoreflexão, no sentido de verificar se os objetivos propostos para o trabalho dos Tutores estão sendo cumpridos ou se necessitam de revisões (SANTOS, 2009: 08).

A importância do tutor na EAD se dá pelo fato deste ser o grande responsável pela execução e organização das atividades dos cursos de educação à distância e, sendo assim, partícipe imprescindível e fundamental para o funcionamento do processo no tange as relações instituição-aluno, aluno-professor e instituição-professor-aluno.

OS TIPOS DE TUTORIA EAD DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI.
A estrutura do programa de Educação a Distância da UNIASSELVI conta com uma infinidade de profissionais ou atores pedagógicos que fazem com que a engrenagem da EAD.
Os encontros presenciais da UNIASSELVI proporcionam aos acadêmico-discentes a compreensão e a interação com todos os profissionais que promovem a execução de atividades da EAD da UNIASSELVI, como: “supervisor de disciplinas (docentes); tutores (interno e externo), articuladores e colegas de classe” (NEAD, 2013: 33).
No que tange a presente discussão, busca-se fazer uma análise em dois importantes atores pedagógicos do modelo EAD da UNIASSELVI: tutor interno e externo, em que se especificar qual a atuação de cada no modelo em questão.

A. Tutoria Interna.
Os tutores internos, na modalidade de EAD do UNIASSELVI, atuam a distância, ou seja, fazem o atendimento a partir do polo do NEAD em Santa Catarina, onde estabelecem contato com os acadêmicos e tutores externos que estão distantes geograficamente.

De acordo com o NEAD/UNIASSELVI (2013: 55), são estas as atribuições do tutor interno:

1. Esclarecer dúvidas pelos fóruns de discussão da internet, pelo telefone ou por participação em videoconferências;
2. Promover espaços de construção coletiva de conhecimento, selecionar material de apoio e sustentação teórica aos conteúdos;
3. Participar dos processos avaliativos de ensino e de aprendizagem;
4. Encaminhar ao setor competente os pedidos, as solicitações de informação e as dúvidas feitas pelos acadêmicos e pelo Tutor Externo;
5. Incentivar os acadêmicos a participarem dos encontros presenciais e dos fóruns programados pelo professor;
6. Alertar aos acadêmicos para o cumprimento doe cronograma do curso;
7. Orientar os acadêmicos na realização das atividades de autoestudo e de avaliação;
8. Orientar os acadêmicos e os Tutores Externos, quando necessário, sobre estágio, a prática, o trabalho de graduação e demais disciplinas;
9. Auxiliar os professores na elaboração dos materiais instrucionais (trilhas de aprendizagem; banco de questões; objetos de aprendizagem; entre outros).

Diante do exposto, sabemos agora que o Tutor Interno faz atendimentos via os canais de comunicação da UNIASSELVI, por meio dos seguintes meios: Davinci Talk, o 0800 (via telefone) e mensagens através do Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, em que promovem um espaço para sanar dúvidas dos Tutores Externos e acadêmicos, acerca de questões pedagógicas e institucionais.
Atua ainda no processo de convalidações em que dá suporte e auxílio ao coordenador do curso em que executa sua função de tutoria em EAD.
É também um grande parceiro do professor (docente supervisor da disciplina), pois ajuda na correção de avaliações e produz materiais pedagógicos.
Como se pode perceber, são diversas as atividades executadas pelo Tutor Interno e, no que se relaciona à sua formação acadêmica, possuí aderência ao curso que atua.
Portanto, deve ter como requisitos, para seu exercício profissional, formação na área; graduação, especialização, mestrado ou doutorado.

A. Tutoria Externa.
O Tutor Externo, no universo da modalidade EAD da UNIASSELVI é o conhecido tutor que atua de forma presencial, ou seja, executa sua prática docente nos polos de apoio presencial da UNIASSELVI espalhados por todo o Brasil.
Esse ator pedagógico é conhecido como um generalista de seu curso, sendo formado em nível de graduação na área que atua ou vai atuar como tutor e, ainda, no mínimo possuindo especialização lato sensu para executar as atividades de tutoria.
Em todos os cursos da UNIASSELVI de EAD existi um Tutor Externo (presencial), este possui diversas atribuições como: gestão das atividades dos encontros presenciais; mediar à comunicação dos discentes com os demais atores pedagógicos (supervisor de disciplina, tutor interno, coordenação de curso e etc).
O Tutor Externo (presencial) deve ainda colocar em funcionamento a prática metodológica estabelecida pela UNIASSELVI para seus cursos de EAD.
Para tal, deve estar bem preparado com conhecimentos nas diversas disciplinas que compõem a matriz curricular do curso que atua, para que, com eficiência e eficácia, desenvolva suas atribuições.
Além disso, deve planejar, orientar, coordenar, zelar e auxiliar diversas atividades durante os encontros presenciais e fora deles, em que, de acordo com o NEAD/UNIASSELVI (2013: 56) tem-se o seguinte:

1. Auxiliar os acadêmicos no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo, fomentando o hábito da pesquisa, esclarecendo dúvidas em relação a conteúdos específicos, bem como o uso das tecnologias disponíveis;
2. Coordenar a realização das atividades previstas para os encontros presenciais;
3. Favorecer a interação entre os acadêmicos da turma;
4. Responder pedidos, prestar informações e encaminhar requerimentos que favoreçam os acadêmicos no desenvolvimento de suas atividades discentes;
5. Incentivar os acadêmicos a participarem dos encontros presenciais e dos fóruns programados pelo professor;
6. Orientar os acadêmicos na realização das atividades de autoestudo e de avaliação, com atenção para o cumprimento do cronograma;
7. Efetuar correções das redações e exercícios produzidos pelos acadêmicos, seguindo as orientações do professor;
8. Manter contato permanente com o Professor, o Tutor Interno (a distância) e a Coordenação do Curso;
9. Orientar e supervisionar o estágio supervisionado;
10. Orientar o trabalho de graduação e a prática;
11. Zelar para que a sala destinada aos encontros esteja sempre limpa e asseada e com todos os equipamentos em perfeito funcionamento;
12. Zelar para que os encontros transcorram em clima de compreensão e respeito.

Enfim, o Tutor Externo (presencial) em suas diversas atribuições se torna um ator pedagógico de extrema e fundamental importância e relevância, sendo fundamental para o desenvolvimento dos cursos em que atua.

CONCLUINDO.
O presente artigo buscou compreender a atuação de Tutores Internos (a distância) e Externos (presenciais) na EAD desenvolvidos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI.
Em que a experiência como Tutor Externo (presencial) na Instituição nos permitiu perceber de maneira mais significativa qual a função de cada um desses atores pedagógicos.
Descreveu-se de forma breve um contexto histórico acerca da EAD, em que se pode perceber que a Educação a distância pode estar presente na vida dos seres humanos desde os primórdios até a contemporaneidade.
Também, discutiu-se sobre o que é ser tutor em EAD, onde se pode compreender as diversas tipologias de tutoria existentes; mas se percebeu, além disso, que os tutores devem possuir competências como: pedagógica, didática, tecnológica e pessoal; pois a falta de qualquer umas dessas competências podem comprometer sua atuação e função.
Igualmente, optou-se pelo conceito de Educação a Distância em detrimento ao conceito de Ensino a distância, pois o primeiro permitir abranger todo o processo didático-pedagógico, o com isso, pensar a tutoria em EAD como um processo de ensino-aprendizagem em suas diversas dimensões.
Por fim, a intenção não é esgotar tal discussão, mas fomentar novos questionamentos; pois, ainda no ano de 2017, a UNIASSELVI criou cursos em EAD nas modalidades flex e 100% Flex que acabaram por estabelecer novas atribuições aos Tutores Internos (a distância) e Externos (presenciais).
Sendo assim, produzir novas pesquisas se faz necessário para com isso ter respostas significativas e satisfatórias no que tange as abordagens relativas à EAD da instituição em questão.

PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO.
LOCH, Marcia. Tutoria na Educação a distância. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2009.
MACHADO, Liliane dias; Machado, Ellian de Castro. O Papel da tutoria em ambientes de EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm Acessado em 15/01/2017.
MARTINS, Onilza. Teoria e prática tutorial e Educação a Distância. Curitiba: IBPEX, 2002.
NEAD. Educação a distância. Indaial: Uniasselvi, 2013.
SANTOS, Fransciléia Giacobbo dos. A importância do tutor presencial na educação a distancia. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2009/A_IMPORTANCIA_DO_TUTOR_PRESENCIAL_NA_EDUCACAO_A_DISTANCIArbaad2009.pdf
Acessado em 20/01/2017.
SCHULTER, Cléder; PIERI. EAD: A função do tutor presencial em suas diversas dimensões. Anais do IV Simpósio sobre Formação de Professores -SIMFOP/Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de Tubarão, Tubarão, de 7 a 11 de maio de 2012. Disponível em: http//www.linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/.../_Cléder_Schulter.pdf Acessado em 17/12/2017.




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