Publicação brasileira técnico-científica on-line independente, no ar desde sexta-feira 13 de Agosto de 2010.
Não possui fins lucrativos, seu objetivo é disseminar o conhecimento com qualidade acadêmica e rigor científico, mas linguagem acessível.


Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

A trajetória de fortalecimento e expansão da Cristandade Ocidental durante as cruzadas.


Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 7, Volume jul., Série 07/07, 2016.


Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Doutor em Ciências Humanas - USP.
MBA em Gestão de Pessoas - UNIA.

Licenciado em História - CEUCLAR.
Licenciado em Filosofia - FE/USP.
Bacharel em Filosofia - FFLCH/USP.



Segundo Jacques Le Goff (2007: p.30), o surgimento da Europa é tributário de dois fenômenos, sendo um deles, justamente, a cristianização.
É neste sentido que o autor entende as cruzadas como “primeira manifestação da colonização européia” (LE GOFF, 2007, p.141).
Portanto, um movimento de externalização que, pensado em termos contextualizado, configura ondas de expansão da cristandade Ocidental.
O que remete, primeiramente, ao conceito de cristandade, uma concepção que, para Francisco José Silva Gomes (1997: p.34), tem um significado bipolar, envolvendo um sistema formado pela igreja e o Estado, com a religião legitimando o poder.
É o crescimento interior deste sistema que conduziu a sua expansão exterior.
A explosão demográfica, no século XI, tributária do progresso agrícola, somada a “vontade da Igreja, que acha escandaloso o fato dos príncipes e os senhores cristãos façam a guerra entre si” (LE GOFF, 2008, p.93), carrega a gênese desta expansão.
Dentro deste contexto, devemos considerar a “ideia de exportar a guerra para fora do Ocidente” (LE GOFF, 2008, p.94).
Forma-se o conceito de guerra justa e de luta contra o infiel, o inimigo civilizacional, tendo Jerusalém como fim último, mas não como objetivo, pois a expansão da cristandade é pensada em termos mais amplos, inclusive fornecendo a variável de expulsão dos mouros da Península Ibérica.
Pelo viés materialista, existe ainda a questão do butim, dos saques almejados pelos participantes das cruzadas e das ambições da nobreza em busca de terras e títulos.
Vale lembrar que muitos filhos segundos, aqueles que não tinham direito a herdar terras e títulos da família por não serem primogênitos, estiveram engajados ativamente nas cruzadas.
Exemplo valioso é fornecido pela figura de D. Raimundo e D. Henrique, peregrinos francos da casa de Borgonha que, participando da reconquista da Península Ibérica, buscando terras e títulos, através de seus descendentes, acabaram fundando, respectivamente, Espanha e Portugal (PAULINO, s.d: p.26).
É esta dinâmica, junto com os interesses da própria Igreja em expandir a fé e obter proveito econômico, promovendo uma paz interna, utilizando as cruzadas como válvula de escape para as tensões que se avolumavam no mundo Ocidental; que acabou fazendo o Papa Urbano II, em 1096, convocar a cristandade a lutar em uma guerra santa contra os infiéis.
Depois da primeira cruzada de cunho popular, seguiram-se outras oito com caráter mais organizado e a preponderância da figura dos reis como elemento centralizador.
O mundo ocidental tomou contato com o Oriente, expandindo mais que a fé, na realidade a economia, possibilitando uma abertura comercial que possibilitou as cidades italianas a entrarem no rico transito de mercadorias que, posteriormente, ajudaria na consolidação dos Estados Nacionais.
Atraídos pela riqueza hídrica, os árabes atravessaram o Estreito de Gibraltar em 711, o domínio muçulmanos sobre a Península Ibérica fez parte da expansão da fé islâmica pregada desde 612 por Maomé, seu relativo sucesso e rápida penetração se deveu, sobretudo ao antagonismo entre judeus e cristãos.
O que criou espaço para que em muitos locais a população judaica oprimida recebesse os mouros como libertadores (RAMOS, 2002: p.33).
Embora, em termos gerais, os muçulmanos tenham permanecido cerca de oito séculos na Península, o domínio efetivo teve duração muito variável de região para região, nunca foi exercido nas terras mais setentrionais, onde várias cidades estiveram em poder dos muçulmanos e dos cristãos alternadamente por breves períodos.
O combate aos infiéis começou quase imediatamente depois da invasão muçulmana, mais especificamente em 718, e, rapidamente, ainda antes de 914, quase um terço da Península havia sido reconquista pelos cristãos.
A guerra avançou rápido, sendo a reconquistada iniciada, graças a levas de peregrinos vindos principalmente do sul França, justamente onde o avanço muçulmano havia sido barrado pelos francos em 736.
Gradualmente a Península foi sendo tomada em ondas, delimitadas respectivamente entre: 914 e 1080, quando ganhou maior força a reconquista, por conta do lançamento pelo papado, em 1096, da primeira Cruzada contra os infiéis, com fins a libertação da cidade santa de Jerusalém; 1080 e 1130; 1130 e 1210; 1210 e 1250; 1250 e 1480; sendo os territórios remanescentes conquistados pouco depois de 1480.
A pilhagem das povoações ocupadas pelos mouros e a doação das recém conquistadas terras aos nobres participantes autofinanciou e estimulou a continuidade da guerra de reconquista, criando um poder fortemente centralizado em torno do Rei e dois Estados que iriam tornar-se pioneiros na navegação Atlântica, Espanha e Portugal.
Sendo especialmente o nascimento deste último indissociável da guerra contra os infiéis, pretexto que seria retomado ao término da dita reconquista, a fim de direcionar a belicosidade da nobreza em função da exploração ultramarina, sob a égide do Infante Dom Henrique, chamado pelos cronistas portugueses da época e mesmo de períodos posteriores de o navegador.

Para saber mais sobre o assunto.
ANDERSON, Perry. Passagens da antiguidade ao feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.
DUBY, Georges. Guerreiros e camponeses: os primórdios do crescimento econômico europeu. Séc VII – XII. Lisboa: Estampa, 1978.
LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2005.
LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2007.
LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MACEDO, José Rivair (org.). Os estudos medievais no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
MONGELLI, Lênia Márcia (org.). Fontes primárias da Idade Média: séculos V - XV. Cotia: IBIS, 2005.
PAULINO, Francisco Faria (coordenador). Portugal a formação de um país. Apresentação de Vasco Graça Moura. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos portugueses, s.d.
PIRENNE, Henri. As cidades da Idade Média. Lisboa: Publicações Europa-América, 1989.
PIRENNE, Henri. História econômica e social da Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
RAMOS, Fábio Pestana. O apogeu e declínio do ciclo das especiarias. São Paulo: Tese de doutorado apresentada ao departamento de história da FFLCH/USP, sob orientação da Profa. Dra. Mary Del Priore, 2002.
RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros (org.). A vida na Idade Média. Brasília: UNB, 1997.
WOLFF, Philippe. Outono da Idade Média ou primavera dos novos tempos? Lisboa: Edições 70, 1986.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para debater ideias e sugerir novos temas.
Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.