Publicação brasileira técnico-científica on-line independente, no ar desde sexta-feira 13 de Agosto de 2010.
Não possui fins lucrativos, seu objetivo é disseminar o conhecimento com qualidade acadêmica e rigor científico, mas linguagem acessível.


Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Noticias e Eventos – Boletim 4.

Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 2, Volume jun., Série 24/06, 2011, p.01-03


Lançamento – Livro: Hernán Cortez - Civilizador ou Genocida.


Membro do Conselho Editorial de Para entender a história; o Prof. Ms Marcus Vinicius de Morais irá lançar no dia 02 de julho o seu mais novo livro.
Trata-se de uma biografia de um dos mais controversos personagens da história da América, o conquistador espanhol Hernán Cortez, discutido pelo autor sob uma ótica pouco comum.


Foi a partir de Cortez que os indígenas que vi­­viam no México viram uma chance de se livrar do domínio de outras sociedades indígenas cruéis e violentas.
Esta é a explicação mais atual para se compreender o que levou alguns índios a se aliarem aos conquistadores espanhóis para derrubar a cidade de Teno­­chtitlán.
“Talvez estar sob o domínio espanhol fosse menos severo do que obedecer aos mandos de certas sociedades indígenas”, afirma o historiador Marcus Vinícius de Morais, que acaba de
Para Morais, os vencedores podem ter sido os próprios índios, daí a originalidade de seu livro.


O livro.
Figura indissociável da conquista da América, Hernán Cortez guarda muitas ambigüidades. Representa, ao mesmo tempo, o extermínio de um império indígena vasto e populoso e a origem do povo mestiço que constitui o México.

A campanha liderada por Cortez no mundo asteca entraria para a História da cultura ocidental como um dos maiores símbolos do contato entre culturas e o conseqüente choque de valores de sociedades distintas.

E foi a partir desse encontro que um novo mundo, aos poucos, se ergueu e outra sociedade, sincrética, nem européia e nem indígena, começou a ser formada.
Com base em pesquisa realizada em relatos, cartas, memórias e diários de viagens da época, o autor reconstrói a extraordinária epopéia do guerreiro espanhol, cuja imagem oscila entre o símbolo máximo do conflito, da destruição provocada pelas guerras de conquista, e a representação do nascimento de um mundo novo.
Hernán Cortez: civilizador ou genocida?
A resposta fica a critério do leitor desta obra, que traz de volta à luz a vida do conquistador que conseguiu derrotar um dos maiores impérios que a América já teve: o asteca.


O autor.
O professor Marcus Vinicius de Morais é natural de Santos, litoral do estado de São Paulo, é mestre em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Há 12 anos pesquisa a história do México e dos conquistadores espanhóis em fontes de época e crônicas de viagens já publicadas, mas também em documentos originais que se encontram arquivados na Cidade do México.
Foi pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Atualmente, além das atividades de pesquisa, dedica-se à docência e promove palestras especialmente sobre História da América e Ensino de História.
É co-autor das obras História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI, Novos temas nas aulas de História, História na sala de aula e Eles formaram o Brasil, todas publicadas pela Editora Contexto.


Lançamento.
O coquetel de lançamento do livro será em Campinas, no dia 02 de julho, na livraria Cultura do Shopping Center Iguatemi.
Av. Iguatemi, 777 – Lojas 04 e 05 – Piso 1.
Vila Brandina – Campinas.
Tel: (19) 3751.4033

Maiores informações em como adquirir o livro, tendo acesso à leitura do primeiro capitulo, podem ser obtidas no site da editora Contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para debater ideias e sugerir novos temas.
Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.