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Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Realidade Aumentada: possibilidades de aplicação na Educação.

Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 7, Volume dez., Série 08/12, 2016.



Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Doutor em Ciências Humanas - USP.
MBA em Gestão de Pessoas - UNIA.

Licenciado em História - CEUCLAR.
Licenciado em Filosofia - FE/USP.

Bacharel em Filosofia - FFLCH/USP.



Contemporaneamente podemos observar uma menção recorrente a Realidade Aumentada, um conceito mais elástico do que poderia ser imaginado e que se aplica perfeitamente a questão da utilização das novas tecnologias ao segmento educacional.
Por definição, Realidade Aumentada refere-se à sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico.
No entanto, esta concepção comporta um conceito mais amplo, já que na dita Realidade Aumentada estaria inserida também a Realidade Misturada, definida por Milgram (1994), como mistura do real com o virtual, abrangendo duas possibilidades: o ambiente predominante real e a virtualidade.
Portanto, dizer, a Realidade Aumentada comporta a Realidade Misturada e vice versa. Oferecendo uma grande amplitude de possibilidades, tal como a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais (KIRNER, 2007).
Aplicando este conceito à construção do conhecimento, poderíamos afirmar que a Realidade Aumentada serve a suplementação do mundo real com objetos virtuais, fazendo parecer coexistirem no mesmo espaço, apresentando propriedades que combinam objetos reais e virtuais no ambiente.
A educação, pensada em sentido amplo, pode servir-se desta ferramenta para estimular o educando a ter contato com questões práticas, conseguindo escapar do nível puramente teórico.
O que, segundo especialistas, facilita a integração do educando com o mundo real, ao invés de distanciá-lo, como poderia parecer à primeira vista, tendo excelente aplicabilidade no ensino técnico, por exemplo.
Não obstante, a virtualidade da presença das pessoas em grupos voltados a construção do conhecimento, fomentada pela tecnologia, ao eliminar a presença física, reforça o caráter coletivo da educação e sua democratização.
Reside nesta virtualidade presencial o âmago do Ensino a Distância (EAD), aproximando pessoas fisicamente distanciadas pelo espaço e tempo, tornado-as presentes em um mesmo ambiente virtual.
Os cursos EAD - Educação a Distância - tem facilitado o acesso ao ensino superior, estendendo-se pelo Brasil e possibilitando alcançar regiões onde antes seria impossível alguém cursar uma universidade.
Aliás, segundo especialistas, a tendência EAD deve dominar o panorama do mercado educacional, praticamente extinguindo o ensino presencial.
Entre 2005 e 2008, a título de exemplo, os cursos EAD tiveram um crescimento de 600% no numero de alunos, enquanto os cursos presenciais encolheram por conta de uma concorrência predatória entre universidades privadas.
É por isto que escolas tradicionais, como a USP e UNESP, começaram a investir em cursos EAD, seguindo uma tendência mundial adotada por universidades de ponta, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), Berkeley e Yale.
Assim, torna-se fundamental, pensando no ensino fundamental e médio, repensar as questões em torno da gestão de TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação em volta da Realidade Aumentada.
A ideia do EAD é democratizar o acesso ao saber, mas se inserir neste meio exige do educando autodisciplina e domínio dos instrumentos necessários ao bom andamento do curso.
Portanto, é essencial que, na era da globalização, em plena sociedade da informação, o ensino elementar possibilite também o acesso à tecnologia disponível.

Para saber mais sobre o assunto.
BARRETO, R. G. “As tecnologias na formação de professores” In: Educação e pesquisa, nº. 30. Jul/dez de 2003, p.271-286.
FREIRE, F. M. P. et. alli. “Implantação da informática no espaço escolar: questões emergentes ao longo do processo” In: Revista Brasileira de Informática na Educação. São Paulo: jul de 2004.
KIRNER, C. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2007.
MANASSÉS, B.et. alli. Tecnologia da educação. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos, 1980.
MILGRAM, P. et alli. Augmented Reality: A Class of Displays on the Reality-Virtuality Continuum. Telemanipulator and Telepresence Technologies, SPIE, V.2351, 1994.
MORAN, J. M. “Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias” In: RUMANOWSKI et. alli. (org.). Conhecimento local e conhecimento universal. Curitiba: Champagnant, 2004, p.245-254.




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Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

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