Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 3, Volume ago.,
Série 31/08, 2012, p.01-06.
No dia 13 de agosto de 2012 Para entender a história... completa seu
segundo ano de existência.
Quando entrou no ar fundado em 2010,
contou com apenas 596 visualizações no seu primeiro mês de vida.
Entretanto, em setembro de 2010, o
numero de visualizações já havia subido para 10.000; em outubro ainda mais
visitas, 15.000 acessos; recendo 26.000 visitantes em dezembro.
Em pouco tempo, as visualizações
mensais chegaram a números que não poderíamos imaginar nas estimativas mais
otimistas.
Um ano depois, em agosto de 2011,
foram registrados 114.667 acessos; em setembro novo aumento no número de
visitantes: 140.322.
Em outubro mais um recorde de
acessos: 158.591.
No final de 2011, como no ano
anterior, o índice de visitas caiu em virtude das férias escolares: 138.888 em
novembro e 63.430 em dezembro.
Ainda por conta do período de
recesso em faculdades e escolas, em janeiro de 2012 tivemos 57.880 acessos, mas
em fevereiro foi registado um expressivo aumento, quando tivemos 106.556
visitas.
Em março de 2012 atingimos o ápice,
o maior número de acessos mensais até o presente momento: 196.242.
Mês em que o recorde nos acessos
ultrapassou 10.000 visitas por dia em determinadas ocasiões.
No meses seguintes a média superior
a cem mil acessos foi mantida: 149.197 em abril; 179.943 em maio; e 125.785 em
junho.
Durante as férias escolares de
julho de 2012 tivemos 58.438 acessos e, agora, no mês de agosto foram 103.331
visitas.
Em apenas um ano de vida, a publicação
já registrou mais de dois milhões de visualizações, contando com 266 seguidores.
Nada mal para uma publicação que
pretende publicar e divulgar textos que abordam história, filosofia e educação;
sem descuidar do teor cientifico das informações e da qualidade da transmissão
do conhecimento.
Isto, em um país onde o discurso
que valoriza ciência e educação não passa de uma falácia para enganar os
eleitores e ganhar audiência no caso da média de grande circulação.
Quase um milagre no Brasil,
considerando que os autores dos artigos publicados são em sua quase totalidade pesquisadores
e educadores.
Principalmente porque os
professores não são valorizados pela sociedade, constantemente desrespeitados
dentro e fora de sala de aula, sendo muito mal remunerados no país do futebol
que persiste em pagar menos que um salário mínimo por uma jornada exaustiva de
trabalho aos profissionais da educação.
Um absurdo, quando contraposto aos
milionários salários pagos a vários esportistas e artistas que, ao invés de
educar, deseduca crianças e adolescentes através de comportamentos sempre
reprováveis e muitas vezes criminosos.
Breve
histórico.
Ao iniciar a publicação, ela nasceu
como um blog despretensioso, em uma sexta-feira 13, em agosto deste ano de
2010, exatamente há um ano atrás.
A intenção era publicar textos
curtos e divulgar as publicações do hoje editor de Para entender a história... Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.
Ao criar o blog, a ideia era justamente ir na contramão
do corporativismo acadêmico que deixa de publicar artigos de qualidade em nome
do coleguismo e de inúmeros outros fatores nada justos.
Não imaginávamos então a repercussão
dos textos pelo mundo, mesmo todos estes sendo de autoria apenas de uma única
pessoa.
Sugestões de leitores que
demonstraram interesse em participar do blog fizeram com que passassem a ser
aceitos textos de outros autores somente a partir de outubro de 2010.
Estas colaborações de leitores
passaram a ser publicadas as terças-feiras, enquanto as antes diárias postagens
do editor seriam fixadas apenas as segundas-feiras.
Destarte, como os textos se
assemelhavam mais a artigos acadêmicos ou de divulgação com qualidade
cientifica inquestionável, o blog foi transformado em revista on-line,
Publicação Técnico-Científica, em novembro de 2010.
Quando a publicação recebeu
indexação junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
(IBICT), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia da República
Federativa do Brasil, através ISSN 2179-4111.
O IBICT somente concede ISSN para
as publicações que apresentam artigos originais, atendendo o requisito de
manutenção de periodicidade e expediente.
A instituição não concede ISSN para
publicações que apenas reproduzem textos de outros sites ou que apresentam
resumos, além de negar o registro para blogs pessoais.
Portanto, para adquiri o ISSN, o
blog passou por atenta analise do IBICT, obtendo rápida aprovação.
Assim referendada, a publicação
ganhou status e reconhecimento científico, os seus artigos passaram a gozar do
direito de inserção no currículo lattes dos autores colaboradores como
publicação em periódico, o que começou a atrair mais colorações.
Consolidando este reconhecimento, em janeiro de 2011,
iniciamos a formação de um conselho editorial, constituído por importantes
nomes da área de história, filosofia e educação.
O qual ficou responsável pela análise dos artigos
remetidos para publicação, emitindo pareceres, colaborando com artigos
publicados esporadicamente as quartas-feiras.
Aos poucos o conselho editorial foi
agregando nomes, sendo atualmente formado por titulados em universidades renomadas.
Constituído um
conselho editorial forte, a publicação recebeu a
indexação do LATINDEX, instituição responsável pela catalogação de publicações
cientificas em toda América Latina.
Ainda em fevereiro de 2011, Para entender a história... foi indexado
também pelo CNEN - Portal do Conhecimento Nuclear - e LivRe – Catálogo de
Revistas Cientificas on-line -, ambos pertencentes ao Ministério de Ciência e
Tecnologia da Republica Federativa do Brasil.
Apesar da publicação não constituir mais
propriamente um blog, usando tão somente a base de hospedagem gratuita de dados
do Google, através do blogspot; foi indexada pelo IBSN - Internet Blog Serial
Number – pelo número de registro 217.941.100.0.
Por esta altura, pensando em fazer cumprir a lei dos
direitos autorais (lei 9.610/98), inserimos em todos os artigos uma marca no
inicio de cada texto, contendo o volume, número de série e paginação.
Em pouco tempo,
a publicação se tornou uma referência, com artigos citados em livros e nos
meios acadêmicos por autores com trabalhos indexados pela CAPES e outras
instituições.
Além de citações
e indicações de textos por universidades no Brasil e no exterior, principalmente
Portugal, sobretudo em cursos EAD, as quais incorporaram os artigos de Para entender a história... na
bibliografia obrigatória de seus cursos de humanidades.
Servindo de referencia para
professores e alunos (graduação e pós-graduação), não só no ensino superior,
mas também na educação básica (ensino fundamental e médio), a publicação foi indicada
como finalista para o prêmio blog books em 2010 e premiada com o Top100 do topblogs
2011 na categoria educação.
Retrospectiva
das Estatísticas Gerais.
Em seus dois anos de vida,
publicamos mais de 250 postagens; entre artigos, editorais e boletins.
Colaboraram com a publicação 63
autores, muitos com mais de um artigo publicado, alguns com uma dúzia de
textos, aos quais fica aqui registrado nossos agradecimentos.
Os artigos mais populares nestes
dois anos, respectivamente, com o nome do autor e numero de acessos, foram:
01. Educação, escola, família e sociedade: Fábio Pestana
Ramos (160.392).
02. A revolução francesa foi causada pela fome: Fábio
Pestana Ramos (110.164).
03. O imperialismo europeu no continente africano: Victor
Mariano Camacho (69.972).
04. Educação no Brasil Império: Fábio Pestana Ramos
(47.812).
05. A passagem da antiguidade para o feudalismo: Fábio
Pestana Ramos (43.534).
06. 1964 – O golpe de Estado e a ditadura militar: Fábio
Pestana Ramos (38.646).
07. A revolução cubana: Eliane Santos Moreira (28.748).
08. Os astecas e os sacrifícios humanos: Marcus Vinicius
de Morais (25.842).
09. História do analfabetismo no Brasil: Fábio Pestana
Ramos (20.816).
10. A formação do planeta terra: Fábio Pestana Ramos
(19.989).
Ao atingir mais de dois milhões de
visualizações, segundo dados do Google, Para
entender a história... recebeu visitas de pessoas de mais de 80 países
diferentes.
A maior parte destas visitas foram
de leitores do Brasil, porém, o restante das visualizações tiveram origem em
outros países, tais como: EUA, Canadá, México, Republica Dominicana, Porto
Rico, Honduras, Nicarágua, Argentina, Uruguai, Equador, Peru, Chile, Costa
Rica, Guiana, Portugal, Espanha, Polônia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Suécia,
França, Rússia, Croácia, Albânia, Eslováquia, Moldávia, Bélgica, Angola,
Moçambique e até do Japão e da China.
Somente de Portugal, por razões
obvias, foram quase 145.000 visitas, por isto mesmo fica aqui registrado nosso
agradecimento aos irmãos portugueses.
Forte abraço:
Equipe e Conselho Editorial de Para entender a história...
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Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.
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