Publicação brasileira técnico-científica on-line independente, no ar desde sexta-feira 13 de Agosto de 2010.
Não possui fins lucrativos, seu objetivo é disseminar o conhecimento com qualidade acadêmica e rigor científico, mas linguagem acessível.


Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

sábado, 31 de março de 2012

Balanço do mês de março de 2012 - Para entender a história...


Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 3, Vol. mar., Série 31/03, 2012, p.01-03.


No mês de março, registramos um novo recorde na história da publicação, recebemos 196.242 visitas, totalizando, desde 13 de agosto de 2010, quase 1.400.000 acessos em 1 ano e 9 meses de vida da publicação.



O ápice de acessos do mês de março também registrou um recorde na história da publicação, no dia 25 tivemos mais 9.006 visitantes em único dia.



Neste mês recebemos e publicamos a colaboração de autoria de:
1. Cássio Michel dos Santos Camargo - A experiência como possibilidade a interdisciplinaridade rumo ao Currículo Integrado.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer, como sempre, as colaborações e parabenizar todos que já participaram pelos textos, estendendo o convite aos demais leitores para remetam artigos para submissão.

A publicação tem se tornado em espaço de divulgação de trabalhos desenvolvidos em cursos de pós-graduação, por este motivo, devido ao aumento significativo no volume de textos remetidos, temos registrado algum atraso e certa demora na publicação.
Pedimos paciência aos colaboradores.

Os interessados devem enviar artigos dentro dos parâmetros fixados nas normas de publicação disponíveis no link “Colaborações”.


A grande novidade é que se juntou ao conselho editorial um importante nome da área de história, que prepara uma série de artigos sobre a questão do nacionalismo, os quais em breve começarão a ser publicados.
Trata-se do Prof. Dr. Josias Abdalla Duarte, professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e coordenador do curso de pós-graduação em história do Centro Universitário Claretiano; com larga experiência na área de História e Letras e ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História Cultural do Brasil, Poética e Crítica Contemporâneas, História dos nacionalismos e modernismos Ibéricos, Romance Histórico no Oitocentos Ibérico, História da Imigração Árabe para o Brasil e Teoria da História em ibn Haldun.
Ele possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Além de pós-doutorado em história pela Universidade de Corunha - Espanha - (2006) e pela Universidade do Rio de Janeiro (2005).


Mudando o foco, como sempre, outro dado interessante foi o aumento no número de seguidores, subiu de 191 pessoas para 207.
Para os leitores que ainda não estão seguindo a publicação, lembramos que basta clicar no link “participar deste site” e aceitar as orientações decorrentes.
Os seguidores ficam informados sobre atualizações e ajudam a trazer maior prestigio a publicação com sua ilustre presença.

Neste mês as postagens mais populares, respectivamente, com o nome do autor e numero de acessos, foram:

01. Educação, família e sociedade: Fábio Pestana Ramos (11.281).
02. O imperialismo europeu no continente africano: Victor Mariano Camacho (8.858).
03. A revolução francesa foi causada pela fome: Fábio Pestana Ramos (7.507).
04. A educação no Brasil Império: Fábio Pestana Ramos (6.991).
05. A passagem da antiguidade para o feudalismo: Fábio Pestana Ramos (6.027).
06. História do analfabetismo no Brasil: Fábio Pestana Ramos (3.790).
07. Periodização e História: Fábio Pestana Ramos (3.463).
08. A formação do planeta terra e características geográficas: Fábio Pestana Ramos (3.072).
09. Os astecas e os sacrifícios humanos: Marcus Vinicius de Morais (1.999).
10. O surgimento do homem: Fábio Pestana Ramos (1.099).

Lembramos que no mês de novembro de 2011 a sistemática de publicações foi parcialmente alterada, o editor passou a publicar apenas um artigo no inicio do mês, abrindo a edição do volume, independente do dia da semana, esporadicamente publicando outros artigos aos sábados.
As segundas-feiras e terças-feiras ficaram destinadas à publicação de colaborações, abrindo um espaço maior para divulgação de artigos de leitores.
As quartas-feiras e quintas-feiras ficaram reservadas para a publicação de artigos de membros do conselho editorial e convidados.


Agradecemos os leitores e desejamos um bom divertimento.

Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.
Editor de Para entender a história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para debater ideias e sugerir novos temas.
Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.