Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 3, Vol. dez., Série 01/12, 2012, p.01-09.
O
estudo do homem implica em entender não só sua evolução e o processo de
humanização, mas, principalmente, o desenvolvimento social, cultural e
político; inserindo-se no âmbito das Ciências Humanas.
Dentro
das humanidades, encontramos as chamadas Ciências Sociais, abordando uma imensa
gama de subdivisões, entre as quais a sociologia e a história.
A
partir destas duas surgiu a antropologia, uma irmã siamesa, à medida que é uma
ciência auxiliar das ultimas, a despeito delas também comporem seu arcaboiço
teórico instrumental.
No
entanto, a antropologia no Brasil é conhecida apenas superficialmente.
Primeiro
porque não existem cursos de graduação na área em nosso país, por aqui temos
somente mestrados e doutorados neste segmento, em geral, desenvolvidos por bacharéis
e licenciados em história ou sociologia.
A
antropologia é, erroneamente, simplesmente considerada uma pequena parte da
sociologia.
Depois,
porque a antropologia é interdisciplinar, estando presente em todas as áreas do
conhecimento humano e transitando por todas elas como ciência auxiliar,
servindo-se das mesmas como instrumento de pesquisa, tal como: administração,
estatística, psicologia, economia, pedagogia, biologia, direito e outros
segmentos da saúde, exatas e humanidades.
Isto
porque todas as ciências convergem para o entendimento do homem, servindo aos
interesses humano, percorrendo caminhos diferentes, mas paralelos, pelo quais a
antropologia transita confortavelmente.
Definindo e conceituando a
antropologia.
Por
definição, a antropologia é um dos segmentos da matriz básica das Ciências
Humanas, aquela com origem mais recente, embora não menos importante, pois é
subsidio para outras Ciências Sociais, incluindo a suas irmãs siamesas:
história e sociologia.
Etimologicamente,
a palavra antropologia deriva do grego anthropos
(homem), somado a logos (estudo,
razão, lógica).
Neste
sentido, a antropologia é o estudo do homem, com especial ênfase na vida em
sociedade e nos aspectos culturais, interessando-se também pelo individuo e sua
psicologia.
Enquanto
ciência, surgiu no século XIX, mas só adquiriu status e reconhecimento ao longo
do século XX.
Inicialmente
estudava as populações mais arcaicas, sociedades simples ou ditas “primitivas”;
deixando o estudo das populações contemporâneas, das chamadas sociedades
complexas, para a sociologia.
Uma
tendência abandonada em beneficio da ampliação do campo de estudo antropológico
a partir da década de 1960, quando foram iniciadas pesquisas no âmbito urbano
atual, onde se insere a antropologia jurídica, segmento do Direito.
A
antropologia se distingue da sociologia por ser uma ciência que pretende
estudar os aspectos sociais pelo prisma do observado, colocando-se no lugar do
outro; enquanto a sociologia observa a sociedade visualizada por fora, pelo
ponto de vista do observador.
Igualmente,
enquanto a antropologia organiza os dados em relação às condições inconscientes
da vida social; a historia problematiza a vida social consciente.
Embora
o entendimento de um aspecto dependa do outro, visto que as mentalidades e sua
formação é, simultaneamente, objeto de estudo da antropologia, história e
sociologia.
É
interessante ressaltar que esta relação interdisciplinar, fez da antropologia
uma ciência transdisciplinar, que transita por diversas áreas.
Entretanto,
o que não impediu a segmentação da antropologia, representada, por exemplo,
pela antropologia jurídica; a qual pretende entender o funcionamento da mente
criminosa a partir de perspectiva, motivações, etapas, etc.
Filosofia da Cultura.
A
vinculação da antropologia com a história e a sociologia é obvia, porém, mais
nítida ainda é sua ligação com a filosofia.
Não
por acaso a cultura é o centro da antropologia, tanto que antes foi chamada de
filosofia da cultura.
A
antropologia, como a filosofia, aspira conhecer o “homem total”; diferente da
ultima, que pretende estabelecer a verdade; estuda as produções e
representações humanas, analisando costumes, crenças, leis, instituições,
técnicas, relações e estruturas sociais, objetos físicos com utilidade
atribuída pela prática ou significado e até a linguagem.
Enfim,
a antropologia observa tudo que diz respeito ao homem para melhor entende-lo,
mas considera a construção deste conhecimento apenas uma possibilidade,
trabalhando com verdades provisórias, ou seja, teorias, o que a filosofia não
faz.
Humanista
na sua essência, a antropologia estuda a evolução humana, não só no seu aspecto
fisiológico, mas também através de ideias, valores, símbolos, normas, costumes,
crenças, invenções, ambientes, etc.
Configurando
uma verdadeira filosofia da cultura, um pensar tudo que é humano, já que tudo
implica em uma vertente cultural.
Configurando
uma ciência auxiliar para outras áreas e constituindo base teórica importante
para a sociologia e história.
Ao
mesmo tempo carece de ciências auxiliares, além das já mencionadas, tal como
politica, geografia, linguística, economia, etc.
Assim,
é quase tão ampla como a filosofia, produzindo resultados diferentes, pensando
o homem sob outra ótica.
Base Teórica e Prática.
Dado
a amplitude de seu objeto de estudo, o homem em todos os seus aspectos ao longo
da variação do tempo e espaço, a antropologia possui inúmeras subdivisões,
dentre as quais cabe destacar 4 básicas:
1.
Antropologia Pré-Histórica: a qual
consiste no estudo do homem através dos vestígios materiais de cunho
arqueológico e pertencente a paleontologia (estudo dos fosseis, vestígios
matérias de organismos vivos), pretendendo reconstituir a vida de sociedades
desaparecidas.
2.
Antropologia Linguística: estuda a
linguagem em todos os seus aspectos; transitando pela oralidade, escrita,
gestual, simbolismo, etc; considerados patrimônio de uma sociedade e da
humanidade, meio de expressão de valores, crenças e pensamentos; e não apenas
meio de comunicação.
3.
Antropologia Biológica ou Física:
estuda a evolução do homem a partir de seu vinculo fisiológico, da distribuição
étnica, genética, geográfica e ecológica (interação do homem com o meio
ambiente e alterações na natureza para adaptar o espaço as necessidades
humanas).
4.
Antropologia Cultural ou Social:
estuda a totalidade da vida social humana, seus modos de produção, organização
política e jurídica, sistemas de parentescos, sua sistematização do
conhecimento, crenças religiosas, língua, psicologia, criações técnicas,
cientificas e artísticas.
Este
último segmento, tradicionalmente, sendo mais amplo que os anteriores,
dividiu-se em duas vertentes:
1.
Etnografia.
Etimologicamente,
significa descrição (grafei =
escreverem grego) de um povo ou nação (ethno),
ou seja, descrição de uma cultura.
Termo
criado por Bronislaw Malinowski, antropólogo polonês, em 1922, utilizado na
obra Os argonautas do Pacifico Sul;
relato de seu trabalho de campo junto a nativos das ilhas Trobriand,
arquipélago de 440 km quadrados próximo a Nova Guiné, na Oceania.
É
o primeiro passo na pesquisa antropológica, consistindo, justamente, na pesquisa
de campo, ocupando-se da descrição da cultura estudada; reconstituindo, tão
fielmente quanto possível, a vida de um povo.
Englobando
métodos e técnicas de classificação, descrição e analise de fenômenos
culturais.
A
pesquisa etnográfica envolve recolher relatos e objetos materiais, observar
comportamentos e costumes do ponto de vista das diferenças; compondo fontes de
estudo para a antropologia e a etnologia, a segunda etapa da tentativa de
entendimento do outro.
2.
Etnologia.
A
partir do grego, a palavra significa estudo do povo ou nação, sendo um
prolongamento da etnografia, embora sua origem seja anterior à antropologia
cientifica.
O
termo existe desde os gregos antigos, porém, foi usado pela primeira vez, com o
sentido atual, pelo austríaco Adam Fraz Kollór em 1783, denotando uma ciência
que estuda as origens dos povos.
É
o segundo passo da pesquisa antropológica, ocupando-se do estudo da cultura, em
geral, a partir de dados levantados pela etnografia, investigando e
problematizando os costumes humanos, discutidos pelo viés teórico.
Utiliza
métodos comparativos, examinando relatos, objetos, descrições e documentos para
elaborar uma síntese do objeto estudado, orientado pela geografia, história e
cultura para entender o outro e a si mesmo.
Embasada
em um contexto teórico rico e segmentado, a antropologia articula-se com a
prática, parte da vida cotidiana para entender o homem através de seu próprio
referencial.
Os primórdios da antropologia.
Embora
a antropologia tenha se configurado como ciência ao longo do século XIX e XX,
alguns teóricos consideram os gregos como inventores do conhecimento
antropológico.
Na
antiguidade, os gregos tenham uma visão etnocêntrica do mundo, considerando
outros povos como bárbaros, inferiores desprovidos de atividades civilizadas;
despertando a atenção para a questão do outro, a partir do estranhamento, e uma
discussão sobre a própria identidade - a forma como enxergavam a si mesmos e o
que consideravam características em comum entre eles.
O
estranhamento significa a perplexidade diante de culturas diferentes, fazendo
as comparações, utilizadas para afirmar a superioridade, provocar um olhar para
si mesmo e, portanto, o reconhecimento do que torna o “nós” diferente do
“eles”.
Junto
com a repulsa, provocando também um fascínio pelo estranho, investigações foram
fomentadas pelo estranhamento com relação ao outro, a despeito do objetivo de
conhecer para inferiorizar.
Uma
tradição herdada pelos romanos, para os quais a preocupação em conhecer o outro
na sua totalidade, entendendo suas motivações, inseriu-se em um objetivo maior:
conhecer o inimigo para dominar, dividir para conquistar.
Os
romanos procuravam conhecer os povos considerados inimigos em potencial para,
depois, impor sua cultura; oferecendo cidadania para alguns, vistos como
aliados, enfraquecendo uma oposição centralizada; enquanto outros povos
escravizava, colocando os aliados para vigiar.
Roma
administrava as rivalidades em favor dos seus interesses, fazendo-se necessário
conhecer o outro, seu modo de pensar e agir, para dominar.
O
que criou um antagonismo envolvendo o mundo dito civilizado, herdeiro da
cultura greco-romana, em oposição à barbárie.
Depois
transferida para o choque de civilizações: cristandade x islamismo.
Cada
qual se considerando civilizada em oposição a um mundo bárbaro.
Não
obstante, o reconhecimento do valor da cultura do outro aconteceu somente com o
fim da Idade Média; a oposição religiosa entre cristandade e muçulmanos impediu
qualquer atributo além de inimigos civilizacionais por excelência.
A
antropologia e sua preocupação com o entendimento do outro pelo seu próprio
prisma cultural fez parte da filosofia até o século XIX, iniciando a construção
de sua autonomia somente no século XVIII, com o iluminismo e a enciclopédia.
No
entanto, a gênese da reflexão contemporânea antropológica remonta a descoberta
da América, não por acaso nomeada “Novo Mundo”; trazendo à superfície a
diversidade étnica e cultural, estimulando discussões em torna das diferenças entre
povos e características em comum que definem a humanidade.
O
século XVI foi marcado por relatos de cronistas e viajantes descrevendo
estranhamentos, o que hoje pertence à etnografia, mas que na época serviu de
base para discutir afinidades e diferenças entre povos e os limites da
humanidade.
Em
meio a relatos fantasiosos, que se confundiam com dados concretos reais,
discutia-se até que ponto aborígenes das Américas e de outras partes do mundo
realmente pertenciam à espécie humana, com argumentos utilizados para negar a humanidade
e justificar a escravidão e indígenas e africanos, em um contexto racista e
preconceituoso.
Estas
discussões criaram o conceito de desenvolvimento a partir de um estado
primitivo, que justificava o domínio europeu sobre o mundo; uma vez que a
Europa, o Velho Mundo, teria se aprimorado, atingindo o ápice civilizatório que
pretendia propagar.
O
que inaugurou a recusa do outro, a despeito de certa admiração pelas sociedades
indígenas, vivendo ao estilo do paraíso cristão.
Entretanto,
as tentativas de entendimento do outro, através de sua própria cultura,
continuaram distorcendo a compreensão devido ao referencial centrado no “eu” ao
invés do “eles”, carregado de conceitos pré-concebidos.
Herdeiro
do Renascimento, da substituição do teocentrismo pelo antropocentrismo; das
ideias de Copérnico e Galileu, do racionalismo cartesiano; o século XVIII
aprofundou os estranhamentos do século XVI e XVII, marcou um projeto do que se tornaria
os primórdios de uma ciência do homem.
O
francês Jean-Jacques Rousseau, ao escrever O
contrato social e A origem a
desigualdade entre os homens, cunhou o conceito de “Bom Selvagem”, silvícola,
homem primitivo vivendo mais próximo do estado natural humano, tal como
qualquer um seria se não tivesse sofrido o processo civilizatório; observando e
descrevendo o outro, isentando-se de valores morais, religiosos ou políticos.
Tendo
como problemática central a relação entre natureza e cultura, Rousseau colocou
o homem civilizado como degeneração da natureza, observando o outro com
admiração, como dotado de qualidades.
É
por isto que Claude Lévi-Strauss considera Rousseau como fundador da
antropologia, uma opinião não compartilhada pela grande maioria dos teóricos.
Uma
vez que, como salientou Laplatine, não existia ainda uma distinção entre o
conhecimento cientifico e filosófico, com a antropologia inserida fortemente na
filosofia especulativa, carecendo de sistematização metodológica.
Além
do fato do discurso antropológico não se distinguir do relato histórico,
repleto de um viés evolucionista, carregado de teor civilizatório europeu como
ápice do progresso cultural.
A
antropologia teria que aguardar algumas décadas para surgir como ciência no
século XIX.
O nascimento da antropologia.
A
corrente mais aceita delimita o nascimento da antropologia vinculada com seu caráter
biológico, atribuindo a Charles Darwin seu fomento, circunscrito ao século XIX.
Quando
se confundiu com o surgimento da sociologia, segundo alguns continuando
embaralhada com esta até a metade do século XX, ganhando então espaço e
reconhecimento.
Neste
sentido, diversos teóricos afirmam que Jean-Baptiste Lamarck poderia ser
considerado o pai da antropologia no século XIX, visto que sua proposta para
explicar o evolucionismo teria sido usada para entender as diferenças culturais
provocadas pela adaptação dos povos ao meio.
No
entanto, existe um consenso em considerar como pai da antropologia o polonês
Bronislaw Malinowski; devido ao fat9 de ter iniciado os estudos etnográficos, trazendo
para a área o rigor metodológico cientifico que ajudou a construir
credibilidade acadêmica; como também por ter transposto o componente biológico,
agregando a orientação social, depois conhecida como antropologia social.
Ao
inserir a corrente funcionalista na antropologia, Malinowski propôs a observação
da sociedade e da cultura como um todo, examinando o contexto social como um
organismo vivo, um ser biológico que deveria ser estudado com objetividade
cientifica.
Negando
o evolucionismo e sua noção de estágios de desenvolvimento, foi contra o
difusionismo, uma corrente que afirmava que a cultura seria transmitida por empréstimo,
não nascendo no interior da sociedade estudada.
Os
estudos do polonês dominaram o panorama antropológico entre 1922 e 1942,
cunhando conceitos, métodos e técnicas que conferiram à antropologia um status
de ciência voltada para o entendimento da lógica interna de cada cultura,
sistematizando o conhecimento do outro pelo seu próprio prisma.
Teóricos
de períodos anteriores e contemporâneos de Malinowski, por vezes, figuram nos
manuais de antropologia como pais da ciência; como Edward Tylor (1832-1917),
Lewis Morgan (1818-1881), Franz Boas (1858-1942), e Radcliffe-Brown
(1881-1955).
Embora
estes tenham contribuído para a construção da antropologia; o polonês Bronislaw
(1884-1942), merecidamente, é considerado o pai da antropologia cientifica pela
imensa maioria dos manuais.
Foi
Malinowski o primeiro a propor a genealogia, a história de vida e a comparação,
como método e instrumental da antropologia.
Porém,
existe uma vertente que considera o francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009)
como pai da moderna antropologia.
A
despeito da contribuição do estruturalismo para área, o centro do conhecimento antropológico,
relacionadas ao social, foi estabelecido por Malinowski.
O
entendimento das sociedades como sistemas, com relações de dependência mútua em
uma estrutura hierarquizada, características intrínsecas do estruturalismo de
Lévi-Strauss, já estava presente na proposta de Malinowski.
Lévi-Strauss,
ao lado de outros, como o linguista Saussure, agregou novos elementos,
configurando a corrente estruturalista e inaugurando a antropologia linguística;
mas não pode ser chamado de pai do amplo contexto antropológico contemporâneo.
Tendo
a antropologia nascido como estudo das sociedades das sociedades pré-históricas,
depois convertido em observação das ditas sociedades primitivas contemporâneas;
ganhou um tímido contorno de ciência, no século XIX, através da antropologia biológica,
trazendo si a etnologia desde a antiguidade.
Entretanto,
carecia de métodos, instrumentais e técnicas cientificas.
Ao
iniciar a antropologia cultural, Malinowski fundou a etnografia, propondo a
observação participante, centro da moderna antropologia.
Por
meio da qual a observação de um povo necessita da inserção completa do
pesquisador dentro do seu objeto de estudo.
Ou
seja, é preciso que o antropólogo vivencie as experiências para entender o outro
por seu próprio prisma; justamente o que diferencia a antropologia da
sociologia.
Concluindo.
Interdisciplinar
e transdisciplinar, constituindo ciência auxiliar de diversas outras e
carecendo de vários segmentos para se compor como ciência; em resumo, a
antropologia busca ao conhecimento global do homem, tendo como objeto tudo que lhe
diz respeito ao longo de um tempo e espaço amplo.
Portanto,
estende-se através da geografia, história e sociologia, dentre outras e inúmeras
áreas.
Aspira
a um conhecimento total, aplicável ao desenvolvimento humano desde os
hominídeos até os contemporâneos.
A
antropologia tece conclusões que, percorrendo o entendimento do outro,
contribuem para a compreensão das sociedades pós-modernas, do sujeito inserido
em sociedade e do mundo contemporâneo.
Para saber mais sobre o assunto.
ASSIS,
Olney Queiroz & KUMPEL, Victor Frederico. Manual de antropologia jurídica. São Paulo: Saraiva, 2012.
GOLDMANN,
Lucien. Ciências Humanas e filosofia. São
Paulo: Difel, 1974.
HERSKOVITS,
Melville J. Antropologia cultural. São
Paulo: Mestre Jou, 1963.
KUPER,
Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. São
Paulo: EDUSC, 2002.
LAPLATINE,
François. Aprender antropologia. São
Paulo: Brasiliense, 2006.
LÉVI-STRAUSS,
Claude. Antropologia estrutural. Rio
de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
LINTON,
Ralph. O homem: uma introdução à
antropologia. São Paulo: Martins Fontes, 1971.
MALINOWSKI,
Bronislaw. Uma teoria da cultura. Rio
de Janeiro: Zahar, 1970.
MALINOWSKI,
Bronislaw. Argonautas do Pacífico
Ocidental. São Paulo: Abril, 1978.
RADCLIFFE-BROWN,
A. R. Estrutura e função na sociedade
primitiva. Petrópolis: Vozes, 1973.
ROUSSEAU,
Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e
desigualdade entre os homens. São Paulo: Abril, 1973.
Texto: Prof. Dr. Fábio Pestana
Ramos.
Doutor em História Social pela USP.
MBA em Gestão de Pessoas.
Bacharel e Licenciado em Filosofia
pela Universidade de São Paulo.
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