Curiosidades e tudo que você sempre quis saber...


Para entender a história... é uma publicação técnico-científica on-line independente brasileira, indexada pelo IBICT, Latindex, CNEN e LivRe; no ar desde sexta-feira 13 de Agosto de 2010.
Não possui fins lucrativos, seu objetivo é disseminar e difundir o conhecimento através de artigos com qualidade acadêmica e rigor cientifico, mas linguagem acessível ao grande publico.

Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

Livros com preços promocionais a partir de 4,99.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Editorial - Balanço do mês de Novembro - Para entender a história...

Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 1, Volume nov., Série 30/11, 2010, p.01-03.

Neste mês de novembro tivemos uma grata surpresa, recebemos 26.177 visitas, distribuídas entre pessoas de 68 países, espalhadas pelos cinco continentes.
Totalizando mais de 52.000 visitas desde 13 de agosto de 2010.
Assim, tivemos um crescimento significativo no número de leitores, como demonstra o gráfico fornecido pelo Google.


Além do Brasil, foram registradas visitas dos seguintes países: EUA, Canadá, México, Republica Dominicana, Panamá, Porto Rico, Honduras, Nicarágua, Argentina, Uruguai, Equador, Peru, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guiana, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Portugal, Espanha, Itália, Grã-Bretanha, Irlanda, Polônia, Lituânia, Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Suécia, Suíça, França, Rússia, Hungria, Noruega, Croácia, República Tcheca, Áustria Albânia, Malta, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Moldávia, Letônia, Chipre, Andorra, Luxemburgo, Montenegro, Bélgica, Grécia, Angola, Argélia, Moçambique, Cabo Verde, África do Sul, Índia, Paquistão, Líbano, Coréia do Sul, Filipinas, Taiwan, Japão e China.
Portanto, somaram-se aos leitores pessoas dos seguintes países: República Tcheca, Áustria, Cabo Verde, Indonésia, Panamá, Macau, Malta, Colômbia, El Salvador, Paquistão, Líbano, Irlanda, Luxemburgo, Montenegro.
Depois do Brasil, com 22.000 visitas, o país que mais visitou os artigos publicados foi Portugal, com 3.000 leitores.
As postagens mais populares o numero de vistas, respectivamente, foram: A passagem da antiguidade para o feudalismo (2.557); A revolução francesa foi causada pela fome (1.987); A organização social do alto império romano (1.311); Reflexões acerca do inicio da utilização da mão de obra africana pelos portugueses no período colonial (1.123); A vida privada entre os escravos africanos no Brasil (1.085); Chica da Silva (1.010); História indígena na América portuguesa (843); História e Poder (810); Intelectuais, pensamento social e educação (702); e Três arquivos portugueses (610).
Uma grande novidade foi à transformação do blog em Publicação Técnico-Científica on-line, a partir de sua indexação junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia da República Federativa do Brasil.
Ao receber o numero de ISSN 2179-4111, o blog ganhou status e reconhecimento como publicação cientifica, podendo ter seus artigos inseridos no currículo lattes como publicação em periódico.

O ISSN é um número internacional normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number), é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-a única e definitiva.

Seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization ISO 3297.

O ISSN é operacionalizado por uma rede internacional, e no Brasil o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT atua como Centro Nacional dessa rede.
O IBICT somente concede ISSN para as publicações que apresentam artigos originais, atendendo o requisito de manutenção de periodicidade e expediente.
Cabe ressaltar que o IBICT não concede ISSN para publicações que apenas reproduzem textos de outros sites ou que apresentam resumos, além de negar o registro para blogs pessoais.
Outra novidade é a abertura da oportunidade de publicação de artigos dos leitores interessados em colaborar com Para entender a história...
Os interessados devem enviar artigos dentro dos parâmetros fixados nas normas de publicação disponíveis no link “Colaborações”.
Para os iniciantes na carreira docente ou estudantes universitários, ressaltamos que é interessante publicar artigos em periódico científico indexado, tal como este, pois, ao incluir o texto no currículo lattes, este passa a contar pontos em concurso publico e em candidatura à vaga como professor universitário.
Outro dado interessante foi o aumento no número de seguidores, agora são 41 pessoas seguindo a publicação.
Aliás, fica o convite para que você também, nosso leitor, siga o blog e venha colaborar com o enviou de artigos.

A partir de dezembro, além da publicação de artigos todas as segundas-feiras, teremos textos publicados em caráter especial  e esporádico aos sabádos, em geral abordando a educação.
Aproveito novamente a oportunidade para agradecer os leitores e desejar uma boa leitura.

Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Um comentário:

  1. O BRASIL AGRADECE, SEJAM BEM-VINDOS.MARIA VALENTINA. VALENTINA-TRINDADE@BOL.COM.BR.

    ResponderExcluir

Esteja a vontade para debater idéias e sugerir novos temas.
Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.